There are no ads, please add some

Vítor Fraga afirma que operação da Ryanair para o próximo Verão IATA confirma os Açores como destino de elevada atratividade

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a operação da Ryanair para o próximo Verão Iata confirma os Açores como “um destino que se vai consolidando dia após dia, elevando a sua atratividade junto dos diferentes agentes, gerando confiança para que possam desenvolver a sua atividade”.

Vítor Fraga falava na conferência de imprensa onde a companhia aérea anunciou a abertura de uma ligação entre Ponta Delgada e Frankfurt, o recomeço da ligação entre Ponta Delgada e Londres e ainda o reforço da ligação entre Ponta Delgada e Lisboa com mais dois voos semanais, passando de 13 para 15 voos.

“Tudo isto que hoje aqui presenciamos é fruto da implementação da maior reforma de sempre efetuada ao nível das acessibilidades na nossa Região e que foi efetuada no decorrer desta legislatura, com a alteração do modelo de acessibilidades ao continente português, mas também com a introdução das novas obrigações de serviço público para o transporte aéreo interilhas”, frisou o Secretário Regional.

Para Vítor Fraga, estas foram alterações cujo impacto é claramente demonstrado “através dos principais indicadores, quer do turismo, quer dos passageiros desembarcados nos aeroportos da Região”, acrescentando que “nos primeiros oito meses deste ano, ultrapassaram os 919.700, ou seja, mais 160.524 passageiros do que em período homólogo de 2015, um crescimento de 21%”.

O Secretário Regional referiu ainda que, “se compararmos com aquilo que tínhamos no início desta legislatura, em 2012, estamos perante um crescimento de cerca de 50%”.

O titular da pasta do Turismo e Transportes salientou, por outro lado, que a expetativa em relação à retoma da rota de Londres é que “esta se possa consolidar e evoluir para uma operação sustentável de ano inteiro”.

Relativamente à nova rota para o mercado alemão, que é o principal mercado emissor externo dos Açores e cuja ação está assente maioritariamente ao nível da ’tour operação’, Vítor Fraga salientou que permitirá a possibilidade de “aceder a segmentos de mercado a que até agora não tínhamos acesso e como tal, é uma operação que se apresenta claramente no espírito complementar daquilo que já existe”.

“Vai acrescentar valor ao turismo açoriano, captando mais e outro tipo de fluxos turísticos para a Região, mas terá também um efeito indutor de desenvolvimento nas outras áreas, nomeadamente ao nível da ’tour operação’, como tem acontecido em todos os mercados em que situações deste género têm surgido”, afirmou.

O Secretário Regional agradeceu à Ryanair “por continuar a acreditar no trabalho que os Açores têm vindo a desenvolver junto dos principais mercados emissores”, dirigindo também um agradecimento a todos os ‘players’ locais.

“O sucesso do Destino Açores e do setor do turismo muito se deve a vós, sendo certo que o vosso sucesso é o sucesso de todos nós e que toda esta caminhada que temos vindo a desenvolver tem sido uma caminhada conjunta, com um esforço conjunto entre entidades públicas e entidades privadas, que tem dado os resultados que todos conhecemos”, frisou.

“O turismo, para uma Região como a nossa, só é efetivamente bom, se for bom para quem cá vive”, reafirmou o Secretário Regional, que manifestou a convicção de que estão reunidas as condições para que o setor do turismo continue a ter bons resultados, “numa perspetiva de sustentabilidade do destino do ponto de vista económico para os vários agentes do setor, mas também uma sustentabilidade que se quer do ponto de vista ambiental e do ponto de vista social”.

Texto/Foto: GaCS/HB | Rádio Faial

About The Author

Related posts