There are no ads, please add some

Vedação da Reserva Natural da Caldeira do Faial foi vandalizada

A Direção Regional do Ambiente, através dos serviços do Parque Natural do Faial, desencadeou uma ação especial de fiscalização e monitorização da Reserva Natural da Caldeira, enquanto decorrem os trabalhos de reparação da vedação que impede a entrada de gado nesta área protegida e das vedações de segurança do trilho pedestre.

A vedação da Reserva Natural da Caldeira do Faial foi recentemente alvo de vandalismo, o que permitiu a presença de gado nesta área protegida, com a consequente degradação de alguns habitats e danos nas vedações de segurança e no piso do trilho pedestre PRCFAI 4.

Esta vedação foi criada no âmbito do plano de gestão da Rede Natura 2000, por forma a permitir o controlo da entrada de herbívoros de grande porte neste perímetro, contribuindo de forma clara para a recuperação dos habitats e espécies, com destaque para os cursos de água alpinos com vegetação ripícola herbácea e as turfeiras de cobertura.

A Reserva Natural da Caldeira do Faial foi criada a 7 de março de 1972 com o objetivo de conservar um conjunto de valores naturais que necessitam de ser preservados através do controlo dos acessos e da manutenção de regras de comportamento compatíveis com os objetivos que justificaram a classificação daquele território, sendo esta reserva um elemento estruturante na conservação da biodiversidade e da geodiversidade e um ponto de referência na visitação da ilha do Faial.

Os valores presentes nesta reserva são reconhecidos internacionalmente por diversas classificações, nomeadamente Rede Natura 2000, RAMSAR e Prémio EDEN.

Até à reposição integral da vedação, apela-se a todos os que tenham conhecimento da presença de gado bovino na Reserva Natural e no trilho pedestre que contatem o Parque Natural do Faial, através do telefone 292 207 382.

Texto: GaCS/HMB Foto: Direitos reservados | RP

About The Author

Related posts