There are no ads, please add some

Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido na ilha do Faial

Um sismo com magnitude de 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha do Faial, informou o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com o SRPCBA, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o evento foi registado às 08:18 locais (menos uma hora do que no continente) e teve epicentro a 32 quilómetros a oeste/noroeste da freguesia do Capelo, concelho de Horta.

Segundo a nota, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada (que vai de I a XII, aumentando conforme o grau de intensidade) no Capelo e Castelo Branco, e com intensidade III nas freguesias da Praia do Norte, Cedros e Feteira.

Na semana passada, a ilha do Faial sentiu sismos com magnitudes, segundo a escala de Richter, de 3,4 (quinta-feira), 3,9 (quarta-feira) e 4,4 (terça-feira). 

Na noite de domingo foram também sentidos outros dois sismos na ilha, de magnitude 3,5 e 3,6 na mesma escala.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Na semana passada, o presidente do CIVISA disse à Lusa que o Faial estava a registar um ligeiro incremento da atividade sísmica, com todos os eventos com epicentro no mar.

“É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro (domingo), sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, explicou Rui Marques.

Lusa/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts