There are no ads, please add some

Seminário sobre geoparques nos Açores foi divulgado na Alemanha

O seminário internacional “Geoparques em regiões vulcânicas: estratégias de desenvolvimento sustentável”, que terá lugar nas ilhas Terceira e Graciosa, de 29 de outubro a 1 de novembro, foi divulgado junto da Rede Europeia de Geoparques (REG) num encontro que decorreu esta semana em Wernigerode, na Alemanha.

Os Açores vão acolher, no âmbito desta reunião internacional, membros da Rede Europeia e Global de Geparques, além de especialistas de renome internacional na área do Geoturismo, como o norte-americano Jonathan Tourtellot, editor da revista National Geographic Travel, e Patricia Erfurt-Cooper, da Universidade James Cook, na Austrália.

Este seminário internacional foi divulgado na reunião da REG pelo Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, e pelo Coordenador Científico do Geoparque Açores, João Carlos Nunes.

Neste encontro realizado na Alemanha, o Geoparque Açores apresentou os trabalhos do Fórum Português de Geoparques em 2014, que incluiu iniciativas como a edição de um livro e o intercâmbio de informações sobre prevenção e emergência sismovulcânica.

Desde o início de 2013 que o Geoparque Açores é o 53.º território da Rede Europeia de Geoparques, tendo sido integrado pela relevância do património geológico regional, o seu valor científico, cénico e educacional e também a existência de uma rica biodiversidade, além de um assinalável património cultural.

A integração dos Açores na REG, além de afirmar a Região na Europa e no Mundo, dinamiza a economia local ao permitir a criação de empresas ligadas a várias vertentes do turismo de natureza, tendo ainda as iniciativas do Geoparque Açores, em colaboração com os seus parceiros, contribuído para a promoção e valorização do património geológico e geoturismo nos Açores.

A produção do ‘Biscoito Bomba’, preparado por empresários da ilha do Pico, diversas iniciativas no âmbito do programa Ciência Viva – Geologia no Verão, em parceria com a AZORINA e a Direção Regional do Ambiente, e o lançamento do Passaporte Geoparque Açores, em parceria com o Turismo dos Açores, são alguns exemplos dessas atividades.

A divulgação do Geoparque Açores é assegurada, entre outros meios, pela página na Internet, no endereço eletrónico www.azoresgeopark.com, onde os interessados encontram a lista das atividades realizadas e a newsletter mensal.

About The Author

Related posts

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.