There are no ads, please add some

Semana do Mar 2016 com forte aposta na juventude e na produção local

Foi apresentado, esta quinta-feira, na Rosa dos Ventos, o programa da 41.ª edição da Semana do Mar.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal da Horta salientou que “a Semana do Mar não é apenas um festival musical mas sim, um grande evento de promoção da ilha do Faial e da sua vocação náutica e marítima”.

De acordo com o autarca, a Semana do Mar continuará a ser alvo das melhorias introduzidas ao nível das infraestruturas, marketing e cultura, sublinhando o papel relevante dos grupos de trabalho de apoio à organização, constituídos por faialenses que, de uma forma disponível e gratuita, dão o seu contributo nos preparativos da maior festividade do concelho.

O autarca sublinhou que esta edição da Semana do Mar sai também reforçada ao nível das provas náuticas que integram aquele que é o maior festival náutico do país, consolidado, através da parceria com o Clube Naval da Horta, bem como da Expomar que sofrerá melhorias no seu âmbito de promoção do tecido empresarial do concelho nomeadamente no que toca à economia do Mar.

Quanto ao investimento realizado, José Leonardo adiantou que o mesmo está ao nível do ano transato, cerca de 250 mil euros, mas sublinhando que a autarquia não considera ser uma despesa mas, pelo contrário, um investimento reprodutivo para ilha do Faial e para os Açores.

Perante os representantes de diversos organismos oficiais, o edil destacou a aposta na juventude do Faial para dar o seu contributo à festividade.“Tanto na produção do palco principal, como no after party do Parque da Alagoa, a Câmara Municipal da Horta apostou numa parceria com jovens locais para darem o seu contributo à maior festa da sua ilha”, concretizou José Leonardo, sublinhando que essa aposta não diminuirá o nível de exigência da Câmara Municipal para com os mesmos.

O Presidente da Comissão Organizadora enalteceu ainda a participação das freguesias do concelho que integrarão o Desfile “Faial – Pérola da Atlântida”, bem como a promoção do triângulo através da realização do I Festival de Bandas Filarmónicas do Triângulo no palco principal.

Por outro lado, as tradições culturais da ilha também serão parte integrante desta festividade com a realização do Festival Internacional de Folclore que contará com a presença dos grupos folclóricos e etnográficos do concelho. Por último, o Presidente da Câmara Municipal da Horta considerou que a Semana do Mar tem, neste momento, criadas condições para dar oportunidades do ponto de vista económico aos faialenses, ao mesmo tempo que oferece cartaz turístico a quem nos visita.

No final da conferência de imprensa, Tânia Gonçalves brindou os presentes cantando a Marcha Oficial da Semana do Mar 2016.

Texto/Foto: GI-CMH | Rádio Faial

About The Author

Related posts