There are no ads, please add some

Revitalização do património marítimo dos Açores merece toda atenção do Partido Socialista

A necessidade de manter o património marítimo da Região é uma das preocupações do Partido Socialista, de acordo com a deputada Susana Goulart Costa. A parlamentar interveio esta terça-feira, no plenário que está reunido na cidade da Horta, a propósito de uma petição sobre a embarcação Maria Eugénia.

“O Partido Socialista, e naturalmente o Governo Regional, são particularmente sensíveis à revitalização do património marítimo dos Açores. Recordo que está em marcha a construção, edificação e realização de um museu de construção naval em Santo Amaro, no concelho de São Roque do Pico”, lembrou a deputada socialista.

Em relação à embarcação Maria Eugénia, Susana Goulart Costa esclareceu ainda que a sua não classificação como bem cultural deve-se ao facto de “não cumprir os requisitos mínimos que respeitam as exigências internacionais do restauro”.

Susana Goulart Costa adiantou ainda que tornar o iate um elemento de divulgação educacional para a Região é um “desiderato extremamente complexo e difícil”, evocando razões de segurança, de ausência de um projeto pedagógico que estivesse na base deste navio escola e, por fim, pela necessidade de “haver uma clara articulação entre aquilo que é lecionado nas nossas escolas e os programas que são obrigatoriamente cumpridos pelos manuais e pelo Ministério da Educação”

“Estando o Governo Regional e o PS solidários com a salvaguarda do património, é preciso haver aqui uma clara consciencialização de que a recuperação e salvaguarda do património, seja ele marítimo seja ele de outra tipologia, tem de ser feita com os princípios internacionais que devem ser todos eles cumpridos e salvaguardados”, finalizou a parlamentar.

Texto/Foto: GP PS/Açores

About The Author

Related posts