There are no ads, please add some

Resgate do BES faz bolsa perder mais de 2 mil milhões

Depois de no domingo ter sido anunciado que o Banco Espírito Santo iria ser ‘desmontado’ num ‘banco mau’ e num ‘banco bom’, sendo os acionistas do antigo BES penalizados com a perda dos seus investimentos, um verdadeiro êxodo tem estado a penalizar a bolsa portuguesa. Em apenas três dias, o conjunto das cotadas nacionais já perdeu mais de 2 mil milhões, noticia o Diário Económico.

Os acionistas parecem ter ficado preocupados com a fórmula escolhida pelo Banco de Portugal e o Governo para resolver a crise do BES. A penalização dos detentores de títulos do banco, que foram chamados a pagar grande parte da fatura, parece estar a afastar os investidores da bolsa portuguesa.

Apenas em três dias, depois da apresentação formal do Novo Banco e do ‘bad bank’, o PSI 20, que está agora reduzido a apenas 18 empresas, já perdeu 2 mil milhões de euros, isto porque os acionistas estão a vender as suas participações em empresas portuguesas.

A provar isso mesmo, ainda que em causa esteja também a desconfiança dos investidores face à crise instalada na Ucrânia, o índice bolsista nacional fechou hoje, novamente, pelo segundo dia consecutivo, liderando as perdas a nível europeu, e fechando a negociar em mínimos de mais de um ano, com todos os títulos no ‘vermelho’.

Entre os mais penalizados, estão EDP e BCP, que viram o seu valor bolsista quebrar mais de 500 milhões cada um, entre segunda-feira e o dia de hoje. A título de exemplo, hoje, o banco chefiado por Nuno Amado afundou 15,07%, liderando as perdas no mercado nacional.

A explicar esta descida bolsista está, segundo o Económico, a fórmula escolhida pelo Banco de Portugal para resgatar o BES do buraco financeiro em que se encontrava. A repelir os grandes investidores está a ideia de que está em cima da mesa a possibilidade de perdas totais para os antigos acionistas do banco liderado Ricardo Salgado durante 22 anos.

“Os grandes institucionais estão a fugir de Portugal. O Crédit Agricole já disse ontem que não volta”, referiu ao Económico José Rocha, gestor da XTB.

Relembre-se que o banco francês era aliado de longa data do BES, ponderando mesmo avançar agora com uma ação judicial para responsabilizar os antigos administradores do banco português. “Os investidores perguntam: ‘Andámos a contribuir para aumentos de capital para agora o nosso banco andar a financiar outros?’”, concluiu o gestor.

http://www.jornalacores9.net/economia/resgate-do-bes-faz-bolsa-perder-mais-de-2-mil-milhoes/

 

About The Author

Related posts

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *