There are no ads, please add some

Requalificação da Cônsul Dabney melhora acessibilidades na cidade, segundo o Presidente da Câmara Municipal da Horta

A Câmara Municipal da Horta deu início à empreitada de requalificação da Rua Cônsul Dabney, na cidade da Horta. O auto de consignação foi assinado esta quarta-feira, com a empresa Tecnovia Açores e inclui a substituição de toda a rede de abastecimento de água, instalação de saneamento, requalificação da envolvente ao Bairro Fundo Fomento e asfaltagem da via.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Horta, esta intervenção representa um investimento municipal na ordem do milhão, trezentos e trinta mil, quatrocentos e quarenta e quatro euros e cinquenta e quatro cêntimos que será executado no prazo de 10 meses.

“Trata-se de uma via estruturante”, afirmou o autarca, pela envolvência de diversos equipamentos de uso coletivo, que, uma vez devidamente reabilitada, garantirá uma acessibilidade melhorada”.

Dada a sua relevância para o ordenamento viário da cidade, a Câmara Municipal da Horta teve a preocupação de organizar os trabalhos da empreitada em troços no sentido de minorar transtornos e garantir que existe sempre possibilidade de circulação a quem reside e trabalha naquele local, ora recorrendo ao acesso do parque de estacionamento à Rua da Santa Casa, ora utilizando a saída para a Rua Conselheiro Terra Pinheiro, Rua Alberto Romão Madruga da Costa e Marcelino Lima.

José Leonardo Silva esclareceu que “houve um trabalho prévio com as entidades que ali desenvolvem a sua atividade no sentido de minimizar transtornos, para que no futuro possamos ter melhores acessibilidades na cidade, o que de resto é um dos nossos compromissos que estamos a cumprir”.

Por essa razão, numa primeira fase da intervenção, os trabalhos decorrerão no interior do parque de estacionamento e só depois de concluída a intervenção em curso na Rua Príncipe Alberto do Mónaco – outra das vias fundamentais no acesso ao centro – incidirão na própria Rua Cônsul Dabney.

Nessa fase, o acesso das crianças à Escola Básica 1,2 António José de Ávila será garantido pelo antigo portão de acesso ao Liceu, na Rua Vasco da Gama, graças à colaboração com a PSP da Horta, e, para os utentes do castelinho, garantida um acesso próprio.

A intervenção na Rua Cônsul Dabney incluirá a substituição integral da rede de distribuição de água, colocação de coletores para recolha de águas residuais domésticas (vulgo saneamento básico) e coletores de recolha de águas residuais pluviais, assim como a abertura de uma fossa, na Praça do infante, onde será substituído o coletor por um de maiores dimensões de forma a melhorar o escoamento de água daquela zona até à Marina, situação que ainda oferecia dificuldades naquela zona.

Em termos de estacionamento temporário, será disponibilizado nas traseiras do pavilhão Desportivo da Horta aos funcionários que trabalham naqueles serviços.

Texto/Foto. GI-CMH | Rádio Faial

About The Author

Related posts