There are no ads, please add some

PSD/Açores questiona Governo sobre implementação do sistema RISE no aeroporto da Horta

Os deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial questionaram o Governo regional sobre a implementação do sistema RISE no aeroporto da Horta, um sistema de navegação que visa melhorar a precisão da trajetória de aproximação das aeronaves à pista e que, segundo o executivo, seria implementado no primeiro trimestre deste ano.

Carlos Ferreira e Luís Garcia, num requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, solicitam uma explicação para o não cumprimento da data avançada para a implementação do RISE e questionam o Governo sobre a nova data para a entrada em funcionamento dos testes do sistema naquele aeroporto.

Os deputados sublinham que este sistema de navegação é aguardado na ilha com “expectativa e urgência”, já que deverá trazer “efetivos benefícios na diminuição dos cancelamentos por falta de visibilidade e/ou ‘teto’ de nuvens baixo e no consumo de combustível nas fases de aproximação e aterragem, reduzindo, assim, o seu impacto ambiental”.

Só em 2016 ocorreram no aeroporto da Horta 42 cancelamentos de voos da Azores Airlines e 26 divergiram para outros aeroportos. A maioria desses cancelamentos (27) e divergências (17) ocorreram entre maio e julho, período que se avizinha.

“A implementação desse sistema poderia já ter evitado o cancelamento, por exemplo, de dois voos, por teto de nuvens baixo, no passado fim-de-semana, no aeroporto da Horta”, lê-se no documento, no qual os deputados questionam ainda qual o período previsível de duração dos testes e o tempo de espera para a certificação e entrada em funcionamento efetivo do RISE no aeroporto da Horta.

Texto: GI-PSD/Açores Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts