There are no ads, please add some

PSD/Açores lembra promessa de instalação do Sistema VTS na antiga Estação Radionaval da Horta

O PSD/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre mais uma promessa para a ilha do Faial: “Por diversas vezes, o Governo Regional anunciou que, nas antigas instalações da Estação Radionaval da Horta (ERNH), seria instalado o sistema VTS (Vessel Trafic Service) Costeiro do Arquipélago dos Açores, como contrapartida pelo contestado e desnecessário encerramento daquela estação”, lembrou o deputado Luís Garcia.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o parlamentar recorda que o anterior presidente do Governo Regional afirmou que “a implementação na Horta daquele sistema – que integra um conjunto de estações no âmbito da rede de rádios navais da NATO – foi aceite, pois seria uma instalação de especial visibilidade no contexto internacional”, adianta.

 “Por altura do encerramento da ERNH, o Governo Regional assinou com o Ministério da Defesa, um protocolo de cedência, em que a Região ficava com as instalações e, em contrapartida, cedia terrenos em São Miguel para instalar uma moderna central de comunicações marítimas, que integrará a rede NATO”, acrescenta Luís Garcia.

 “No entanto, o referido protocolo é omisso quanto a eventuais compromissos relacionados com o VTS na Horta. E a verdade é que a ERNH encerrou oficialmente no início de 2013 e nunca mais se ouviu o Governo Regional pronunciar-se sobre aquele compromisso”, critica o deputado.

 Para Luís Garcia, e “neste contexto, apenas se adensam os receios sobre o cumprimento de mais uma promessa anunciada aos faialenses pelo Governo Regional, pelo que questionamos a tutela sobre a existência do compromisso de sedear na Horta o sistema VTS Costeiro dos Açores. Solicitamos igualmente toda a documentação oficial que comprove a assunção do compromisso entre as partes envolvidas”, concluiu.

Texto | Foto: GI-PSD/A

About The Author

Related posts

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.