There are no ads, please add some

PS/Faial diz que Orçamento Regional para 2019 materializa novo ciclo de investimentos para a ilha

O Secretariado da ilha do Faial do Partido Socialista considerou, esta quarta-feira, que o Plano e Orçamento Regional para 2019, aprovados no final da semana passada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, espelham a vontade do Governo dos Açores em continuar a dotar a ilha do Faial dos mecanismos e das infraestruturas necessárias ao seu desenvolvimento.

“Tratam-se de documentos que iniciam novos investimentos para a ilha do Faial representativos de um investimento superior a 40 milhões de euros, depois de um ano em que se concluíram novas infraestruturas ao serviço da comunidade como é o caso do novo matadouro, da remodelação e ampliação da creche “O Castelinho” e da requalificação da Fábrica da Baleia de Porto Pim”.

Para o PS/Faial, trata-se igualmente de um plano que mantém as verbas necessárias para a continuação de obras em curso como a Escola do Mar dos Açores, o novo Centro de Dia dos Flamengos, a ampliação do Jardim Botânico do Faial ou a construção da nova igreja paroquial da freguesia do Salão.

Mas, para os socialistas faialenses, mais do que um Plano que surge com base nestes pressupostos, “trata-se de um Plano e Orçamento de futuro que materializa novos investimentos que refletem um novo patamar de desenvolvimento para o Faial em áreas como a saúde, agricultura, solidariedade social, pescas, cultura, rede viária, turismo, proteção civil e mar”.

“É o exemplo da remodelação do Hospital da Horta e construção do novo Centro de Saúde que inclui a constituição de uma unidade de cuidados paliativos, da requalificação do Parque de Exposições da Quinta de São Lourenço, da reabilitação do troço da Estrada Regional que liga o Largo Jaime Melo à Ribeira do Cabo, da nova igreja de Pedro Miguel, do Centro Intergeracional da Feteira, da requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta, da construção do novo edifício de apoio às atividades marítimo-turisticas, da construção do novo Quartel de Bombeiros do Faial e da requalificação do Porto da Horta cuja autorização para lançamento do concurso público já foi emitida pelo Conselho de Governo”.

No âmbito da área das Ciências do Mar, o PS/Faial congratula-se igualmente com a medida anunciada pelo Presidente do Governo a qual prevê a disponibilização de um apoio financeiro à Universidade dos Açores de dois milhões de euros com vista ao reforço de investigadores e/ou docentes na área das Ciências do Mar nomeadamente no Departamento de Oceanografia (DOP) e Pescas sedeado na ilha do Faial. Tal medida reflete a importância que o Governo Regional atribui às Ciências do Mar e ao emprego científico bem como ao necessário reforço e sustentabilidade futura do DOP.

O PS/Faial salienta ainda a inclusão, por proposta do PCP, de uma ação específica no Plano Anual Regional para 2019 tendo em vista a requalificação da sede do Clube Naval da Horta, proposta essa que não mereceu aprovação dos deputados do PSD eleitos pelo Faial.

O PS/Faial lamenta igualmente que os deputados do PSD apenas tenham votado favoravelmente 1 dos 16 programas inscritos no Plano para 2019 onde se inserem todos os investimentos mencionados anteriormente.

Ademais, os deputados do PSD, ao invés de promoverem uma postura construtiva – que outros partidos souberem ter e que sirva efetivamente os interesses dos faialenses -, não demonstraram qualquer vontade ou empenho em negociar as propostas que queriam ver aprovadas, provavelmente para  não cair em contradição com a posição do seu Partido que assumiu desde logo que iria chumbar tão importantes documentos.

Tendo consciência que ainda muito há a fazer para a concretização de todas as aspirações dos Faialenses, no entanto o PS/Faial não pode deixar de manifestar a sua satisfação pela aprovação do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2019, com os votos favoráveis do PS, CDS/PP e PCP, o qual prevê ações muito concretas e positivas para o contínuo desenvolvimento da nossa terra.

PS-Faial/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts