There are no ads, please add some

Projecto “School at Sea”: “Thalassa” já navega a caminho do Faial

A ilha do Faial é a próxima paragem do “Thalassa” – que saiu de Cuba no dia 14 deste mês – a bordo do qual se encontra a velejadora do Clube Naval da Horta (CNH), Mariana Rosa. A chegada ao Porto da Horta está prevista para este domingo, dia 25, após uma viagem de 5 meses, em que foram percorridas 10.500 milhas náuticas.

Recorde-se que a faialense Mariana Rosa (de 15 anos) e a algarvia Miriam Pinto (de 17), são as únicas portuguesas a bordo deste navio-escola holandês, onde se encontram mais 33 alunos, de nacionalidade holandesa. Ambas são alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), da Horta.

Esta experiência única decorre no âmbito do “School at Sea”, Projecto holandês destinado a alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade.

Para acolher todos aqueles que se encontram a bordo do “Thalassa”, os pais de Mariana e Miriam organizaram um Programa Social, que, de acordo com Susana Rosa – mãe de Mariana Rosa – inclui uma recepção na Câmara Municipal da Horta; uma visita turística pela ilha do Faial, com visita guiada ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos; um jantar-convívio no CNH; e uma visita à Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Mariana e Miriam saíram do Faial em Outubro passado rumo a Lisboa e daí até à Holanda, de onde zarparam no dia 21 (de Outubro), tendo passado pela Espanha (Corunha); Portugal  (Porto Santo, na Madeira); novamente  pela Espanha (Tenerife, nas Canárias), Cabo Verde (São Vicente); Dominica; Martinica; Santa Lúcia; Curaçao; Panamá (San Blas, Portobelo e Bocas del Toro); Cuba e Bermudas. Na viagem entre as Bermudas e Cuba foram apanhados por uma violenta tempestade, cujas consequências não passaram de danos materiais pouco significativos.

O “Thalassa” deverá chegar ao Faial no próximo domingo, dia 25.

CNH/Rádio Faial | Foto: Susana Rosa

About The Author

Related posts