There are no ads, please add some

Programa de animação “Natal com Tradição” tem uma forte componente social e económica, afirma o Presidente da CMH

Oferta de atividades ampla e variada caracteriza o programa deste ano do “Natal com Tradição”, que animará a época natalícia do concelho da Horta, de 1 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019. Na conferência de imprensa de apresentação do programa de animação, que decorreu na tarde desta quarta-feira, nos Paços do Município, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, salientou, igualmente, a multiplicidade de ações dirigidas às famílias do concelho e distribuídas por 37 dias de atividade.

Para o autarca, “este programa tem como objetivo principal, que os faialenses procurem a baixa citadina, onde se localiza o nosso maior centro comercial ao ar livre”, pelo que o programa tem, por isso, uma forte componente social e económica.

A preocupação com a valorização e preservação das tradições natalícias dá lugar à continuidade dos concursos de presépios e altarinhos, em parceria com o Núcleo Cultural da Horta, e ao encontro de ranchos de Natal, no Teatro Faialense.

Todavia, a dimensão social e a componente familiar ganham maior forma com um programa intergeracional diversificado e de dimensão nacional, com ofertas gratuitas de eventos como o espetáculo musical “A Branca de Neve”, no dia 1 de dezembro, a realização de uma parada com cerca de 150 elementos dos Grupos de Dança e filarmónicas da ilha, a 8 de dezembro, ou o Concerto de Ano Novo com a banda “The Lucky Duckies”, a 5 de janeiro.

Face às atividades previstas, realçou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, será realizado um reforço da iluminação de Natal nos dois maiores núcleos de atividade, nomeadamente no Largo Duque de Ávila e Bolama, onde se encontra instalada a Árvore de Natal e a Aldeia do Pai Natal, que será melhorada, e na Praça da República, onde se desenrolam atividades, como o Dia das Montras ou o Concurso de Sopas.

Face à oferta elevada de atividades, em todas as vertentes, como a cultura, o desporto e a ação social, a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, pela voz do seu presidente, Davide Marques, garantiu que pretende incentivar os seus associados a alargar o período de horário dos seus estabelecimentos e a reforçar a dinamização do concurso de montras, que terá nos dias 1 e 8 de dezembro, ações previstas no programa “Natal com Tradição” que convidam à visitação do comércio tradicional.

“Fazemos um apelo a que os empresários adiram em força às ações previstas e que adotem uma postura mais comercial e estratégica que tire partido do empenho colocado pela Câmara na elaboração deste programa, que resulta numa animação permanente em quase todos os dias”, acrescentou Davide Marques, em conferência de imprensa.

Para o vereador Filipe Menezes, responsável pelo programa de dinamização, a Câmara Municipal pretende, acima de tudo, chamar as famílias ao centro, através de muitas atividades musicais, cinematográficas e desportivas.

Por outro lado, “este programa teve uma forte preocupação social, com a inclusão e atividades como o mercadinho de natal, que favorece as vendas de instituições de âmbito social, o palco e a feira das boas vontades, para além de uma preocupação ambiental nos utensílios a utilizar no VIII Festival de Sopas do Mercado”, esclareceu Filipe Menezes.

CMH/Rádio Faial | Foto: CMH

About The Author

Related posts