There are no ads, please add some

“Presépios e Altarinhos são pedaços da nossa história que importa preservar”, afirmou José Leonardo Silva

Foram 10 presépios e 3 altarinhos que este ano participaram no Concurso de Presépios e Altarinhos organizado pelo Núcleo Cultural da Horta em parceria com a Câmara Municipal da Horta e integrado no programa “Natal com Tradição”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na tarde de domingo, no Teatro Faialense.

“Esta dinâmica que se gerou em torno dos presépios e altarinhos é algo que admiramos e que nos deixa satisfeitos pois trata-se da nossa cultura e tradição”, afirmou José Leonardo Silva que falava no início desta sessão.

O presidente da CMH recordou ainda a história que diz que, “na ilha do Faial, a primeira veneração de Natal foi o altarinho e só depois se tornou costume fazer o presépio. Os altarinhos mantiveram-se pelos séculos e demonstram agora a tradição da população.”

“São pedaços da nossa história que importa preservar”, rematou.

Mariana Correia (Castelo Branco), José Alberto Nunes (Pedro Miguel) e António Rocha (Ribeirinha) foram os três primeiros contemplados na categoria presépio tradicional.

Nelson Silva (Praia do Almoxarife), Centro Comunitário do Divino Espírito Santo e Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça foram os vencedores na categoria presépio original.

Na categoria dos Altarinhos, Carlos Bettencourt de Pedro Miguel foi o primeiro classificado e Maria Laura Rocha alcançou o segundo lugar.

Foram ainda atribuidas 3 menções honrosas: Rita Melo (Cedros – Presépio Original), Escola Básica/Jardim de Infância de Pedro Miguel (Presépio Original) e Polícia de Segurança Pública (Presépio Tradicional).

CMH/Rádio Faial | Foto: CMH

About The Author

Related posts