There are no ads, please add some

Portos dos Açores investe 1,3 ME em novos cabeços de amarração

A empresa Portos dos Açores vai investir 1,3 milhões de euros para a instalação de 78 novos cabeços de amarração nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

O primeiro investimento vai ser realizado no cais comercial do Porto de São Roque, com a instalação de 15 cabeços de amarração, com o preço base de 700 mil euros e um prazo de execução de seis meses, cujo concurso foi hoje publicado em Jornal Oficial.

Fonte da Portos dos Açores disse à agência Lusa que, na próxima semana, será lançado um novo procedimento para a instalação de nove cabeços no antigo cais de passageiros da Madalena do Pico, com o preço base de 480 mil euros e prazo de execução de quatro meses.

Em novembro de 2014, um passageiro foi atingido por um cabeço de amarração que rebentou, no porto de São Roque, quando o navio “Gilberto Mariano”, que faz ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, se encontrava em manobras de atracagem.

Além deste acidente mortal, dias antes, no porto da Madalena, também na ilha do Pico, dois cabeços de amarração rebentaram durante a atracagem com o “Mestre Simão”, o navio gémeo do “Gilberto Mariano”, obrigando a deslocar temporariamente a operação de transporte marítimo de passageiros para o cais da gare antiga.

A Portos dos Açores adiantou, também hoje, que vai ser lançado um procedimento para a instalação de 22 novos cabeços no terminal marítimo de passageiros João Quaresma, na Madalena do Pico, e de 24 novos cabeços no terminal marítimo da Horta, ilha do Faial.

De acordo com a empresa, esta execução no terminal marítimo da Madalena e da Horta será feita num procedimento conjunto, cujo preço base é de 100 mil euros e com um prazo de execução de três meses.

A Portos dos Açores vai ainda instalar oito novos cabeços no porto das Velas, em São Jorge, trabalhos que estão incluídos na empreitada em curso no molho do cais local.

Texto: Lusa/Açoriano Oriental | Foto: Direitos reservados | RF/RP

About The Author

Related posts