There are no ads, please add some

Paulo Teves defende que comunidades açorianas nos EUA devem exercer o direito de voto

O Diretor Regional das Comunidades defendeu, em Newark, no estado norte-americano da Nova Jérsia, a importância de as comunidades açorianas emigradas nos EUA exercerem o seu direito de voto nas eleições norte-americanas, considerando que se trata de “um ato de cidadania que contribui para a afirmação e defesa dos seus interesses nos países de acolhimento”.

“Quanto maior for o número de portugueses recenseados, maior será a representatividade das nossas comunidades junto dos decisores políticos norte-americanos”, afirmou Paulo Teves, frisando que “a participação cívica nos diversos atos eleitorais amplia e aprofunda a integração dos emigrantes açorianos”.

O Diretor Regional, que falava domingo na reunião anual do Portuguese American Citizenship Project (PACP), destacou o trabalho desenvolvido por esta organização em prol de uma cada vez maior “consciencialização da importância que as comunidades portuguesas, em especial as oriundas dos Açores, assumem no desenvolvimento e progresso dos Estados Unidos”.

Paulo Teves salientou ainda que o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, desenvolve e apoia iniciativas que “estimulam e promovem a integração dos açorianos nas sociedades de acolhimento e contribuem para a preservação e divulgação do valioso património cultural açoriano”.

O PACP, criado em 1998 e com sede no estado norte-americano da Califórnia, tem como objetivo aumentar o número de recenseados e de votantes portugueses emigrados nos Estados Unidos da América.

Atualmente, esta organização trabalha com 52 congéneres de várias áreas, em 21 comunidades localizadas nos estados norte-americanos da Califórnia, Connecticut, Massachusetts. Nova Jérsia e Rhode Island.

Neste domingo, o Diretor Regional das Comunidades visitou ainda a associação Azores Social and Sports Club, sediada em Newark.

Esta instituição, criada há 45 anos, é a única de origem açoriana no estado norte-americano de Nova Jérsia, onde desenvolve várias atividades em prol da cultura açoriana e da integração dos açorianos emigrados.

Com mais de cinco centenas de membros, o Azores Social and Sports Club realiza anualmente, entre outras iniciativas, a Festa do Divino Espírito Santo e a Noite Açoriana, que juntam centenas de açorianos e açor-descendentes de vários pontos dos Estados Unidos da América.

Texto | Foto: GaCS/DRCom | Rádio Faial

About The Author

Related posts