There are no ads, please add some

Ondas atingiram 13 metros na Madalena, ilha do Pico

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que a ondulação que hoje danificou várias estruturas na Madalena, ilha do Pico, Açores, atingiu os 13 metros, situação que “não estava prevista” e que foi “invulgar”.

Quando a mãe natureza reclama o que é seu … 😕

Posted by David Rodrigues on Monday, February 27, 2017

“De acordo com a informação das boias ondógrafo, do projeto CLIMAAT, as ondas no Pico atingiram cerca de 13 metros de altura. Não estava previsto. A altura significativa da onda prevista era de 5,5 metros, mas chegou quase aos oito metros”, informou o responsável da delegação regional dos Açores do IPMA, Diamantino Henriques, justificando que, por essa razão, não foi emitido qualquer aviso meteorológico para agitação marítima.

A altura significativa corresponde à média de uma parte das maiores ondas registadas durante um determinado período de tempo.

Segundo Diamantino Rodrigues, “normalmente os modelos que servem para definir os avisos sobre-estimam a altura das ondas; neste caso subestimaram”.

A forte ondulação marítima provocou danos na Madalena e obrigou ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais (…)”

Noticia DN na integra: Ler mais

Texto: DN/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts