There are no ads, please add some

O PAN, quer maior transparência sobre o destino dos resíduos na ilha do Faial

O PAN (Partido Animais Natureza) entendendo que deve existir uma maior transparência sobre o destino dos resíduos recolhidos na ilha do Faial, por parte da Câmara Municipal da Horta.

Segundo o comunicado “Após uma auscultação popular verificamos que existem muitas dúvidas. Os faialenses apesar de fazerem a separação dos diferentes resíduos recicláveis, colocando-os nos respetivos ecopontos, duvidam se o seu destino final está assegurado”.

No mesmo documento, o Partido Animais Natureza, entende que a Câmara Municipal da Horta (CMH) entidade que tem a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do concelho, deve disponibilizar alguma informação útil, sobre o melhor encaminhamento a dar aos resíduos que o munícipe faialense produz e a forma como os mesmos estão a ser tratados ou encaminhados pelo município.

“Pretendemos assim aumentar a transparência da informação prestada com dados mensais (atualmente só apresentam dados anuais) sobre os diferentes RSU produzidos e recolhidos. Consideramos igualmente importante dados sobre  resíduos depositados sobre o solo ou no seu interior, por exemplo, em aterro”.

Acrescentam ainda que “A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente é preocupante, por isso o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os benefícios da reciclagem são muitos tais como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros”.

“A comunicação dos resultados obtidos, irá permitir aos faialenses a percepção que o seu esforço permitiu atingir-se os objetivos definidos” defendem.

Segundo o PAN, ” A problemática dos RSU é uma questão que atualmente ocupa a linha da frente das políticas ambientais, pois uma incorreta gestão, poderá constituir uma fonte de poluição, que quando associadas a ilhas, se fazem sentir de forma mais acentuada”.

PAN/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts