There are no ads, please add some

O Aeroporto da Horta está a caminho de bater um novo recorde de passageiros

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, no Aeroporto da Horta registou-se um aumento  do número total de passageiros movimentados, entre Janeiro e Agosto do corrente ano, em relação a igual período do ano transato.

Dos 149.551 passageiros de 2016, aumentou para 159.485 em 2017, o que corresponde a um aumento de 6,2% do número total de passageiros (Jan-Ago 2017).

Segundo a mesma fonte, também aumentou o número de Hóspedes na Ilha do Faial entre Janeiro e Junho do corrente ano (ainda não estão publicados os dados de Julho e Agosto).

Dos 25.061 Hóspedes de 2016, aumentou para 26.299 em 2017, o que corresponde a um aumento de 4,9%.

Estes dados vêm confirmar e reforçar ainda mais a função do Aeroporto da Horta, como a principal porta de entrada  de passageiros da sub-região do triângulo.

Tem-se verificado um grande desenvolvimento do turismo, mas para que este seja consolidado e mais resistente a possíveis crises económicas, é fundamental diversificar a origem dos mercados emissores de turismo, o que só se consegue com a ampliação da Pista do Aeroporto da Horta, em que este, com o novo Sistema RNP-AR (RISE) e graças à sua excelente localização e orientação das suas pistas, sem ter problemas com os ventos predominantes do quadrante Sul, é aquele que garante (e continuará a garantir) as melhores condições de operacionalidade durante todo o ano, sendo por isso aquele que mais necessita e justifica ser ampliado!

Como a obra de Ampliação de uma Pista necessita de um prazo alargado até estar concluída, estes dados deverão servir como um alerta para que as autoridades competentes comecem, o quanto antes, a preparar o processo para a Ampliação da Pista da Horta.

O Aeroporto da Horta é cada vez mais um instrumento fundamental no desenvolvimento da economia da Ilha do Faial, da sub-região do Triângulo e dos Açores.

Nuno Corvelo

About The Author

Related posts