There are no ads, please add some

Novo programa de combate às dependências arranca no próximo ano letivo nos Açores

O programa “Prevenir em Família e na Comunidade”, de combate às dependências na juventude, começa a ser implementado no próximo ano letivo em três turmas do 1.º ciclo dos Açores, anunciou hoje o executivo regional.

“Neste momento estão todos os instrumentos preparados, o passo seguinte é a implementação das sessões aos pais e às crianças e para isso estamos a estabelecer parcerias com outras entidades, incluindo instituições particulares de solidariedade social”, disse hoje a diretora regional de Prevenção e Combate às Dependências, Suzete Frias.

Falando em Ponta Delgada, à margem de uma reunião com a direção da Cáritas, a governante explicou que, numa primeira fase, o programa será dirigido a turmas vulneráveis com um projeto piloto que inclui 14 sessões e, nesta fase, foram definidos três territórios vulneráveis, dois em São Miguel e um na Terceira.

A novidade deste projeto, diz Suzete Frias, passa pela “existência de sessões em conjunto” entre jovens e pais, sessões “onde são experimentadas todas as competências e todos os conteúdos no reforço que é dado à vinculação, às relações entre os membros da família”.

E concretiza: “O objetivo da direção regional é, mais do que tratar, ir a montante promover os fatores protetores. Em linguagem de saúde são as vacinas que protegem estas crianças, promovendo os fatores protetores e diminuindo os fatores de risco, ou seja, os vírus que nos pudessem tornar vulneráveis”.

O plano prevê também formação para equipas de intervenção em comportamentos aditivos e dependências e para funcionários de casas de acolhimento de jovens, bem como intervenções no âmbito da saúde escolar.

Lusa/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts