There are no ads, please add some

Nota da Direcção Regional do PCP Açores pelo falecimento do Dr. Luís Costa Rosa Bruno

Faleceu hoje, em Lisboa, vítima de doença prolongada, o Dr. Luís Costa Rosa Bruno, médico e destacado militante do PCP.

Residente no Faial desde o início dos anos 80, Luís Bruno trabalhava no Centro de Saúde da Horta, do qual foi Presidente por largos anos, gozava de um enorme prestígio no exercício, atento e competente, da sua profissão e mantinha um estreito contacto com as comunidades com que trabalhava.

Militante da União dos Estudantes Comunistas desde o início dos anos 70, Luís Bruno faz-se militante do PCP logo que terminou o curso e manteve toda a vida uma postura de continuada, persistente e muito esclarecida militância no seu Partido. Após fixar residência na Horta, Luís Bruno integrou sempre a Comissão de Ilha do Faial do PCP, fez parte, por diversas vezes dos Organismos Executivos da C. de Ilha e foi Coordenador do PCP/Faial por vários anos. Foi membro da Direcção da Região Autónoma dos Açores do PCP (DORAA) de 1984 a 2005 e desde esse ano era membro do Conselho Regional do PCP. Luís Bruno participou activamente na preparação de todos os Congressos Regionais do PCP e foi, por diversas vezes, eleito delegado a Congressos e Conferencias Nacionais do PCP.

Luís Bruno foi membro da Assembleia Municipal da Horta, eleito pela CDU, desde os anos 90, sendo líder do Grupo de Deputados Municipais da CDU desde 1998. Foi novamente eleito para a AM da Horta em 2013, não tendo exercido funções no presente mandato por razões de saúde. Luís Bruno foi, entre 2001 e 2013, membro do Conselho de Ilha do Faial, integrando a representação da Assembleia Municipal nesse Órgão. No exercício de cargos institucionais, Luís Bruno destacou-se sempre pela grande combatividade que caraterizava a sua postura, pelo rigor com que levantava as questões e pela enorme capacidade de diálogo que associava à acção política que desenvolvia.

Luís Bruno coordenou a Comissão da CDU/Faial por longos anos, tendo-se envolvido em inúmeras batalhas eleitorais, dando um inestimável contributo para o crescimento da influência eleitoral da CDU na ilha do Faial, quer na cidade, quer nas zonas rurais.

Luís Bruno, para além do grande empenhamento e profundo sentido humanitário que sempre colocou na sua actividade profissional e da permanente e muito grande actividade política que desenvolveu, também se envolveu no Movimento Sindical, tendo sido, muitos anos, delegado sindical e dirigente do Sindicato dos Médicos do Sul. Luís Bruno, sempre muito ligado à vida concreta das pessoas e das comunidades, colaborou com muitas coletividades desportivas, culturais e recreativas locais, tendo exercido, de entre outros cargos, o de Presidente da Direcção do Grupo Desportivo da Feteira e era actualmente Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Amor da Pátria. Luís Bruno foi também, por muitos anos, médico do Corpo Activo da Associação Faialense de Bombeiros Voluntários.

O desaparecimento de Luís Bruno, aos sessenta e um anos de idade, constitui uma enorme perda para o Faial e para os Açores, Ilha e Região que, por opção própria, adoptou como sua Terra.

A DORAA do PCP, assinalando este funesto acontecimento, presta uma muito sentida homenagem a este grande cidadão e militante comunista desaparecido e apresenta a expressão da maior solidariedade à Mulher, Filha, Filho e restante Família de Luís Bruno.

Texto/Foto: DORAA do PCP | Rádio Faial

About The Author

Related posts