There are no ads, please add some

Museu de Angra do Heroísmo prossegue programa de formação artística “FalARTE de…”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 9 de maio, pelas 15h00, a realização de mais uma sessão do programa de formação artística “FalARTE de…”, subordinada ao tema “Pintura Contemporânea: ruturas e aproximações”.

 

Nesta quarta sessão do programa, Assunção Melo abordará as múltiplas condicionantes e ruturas que levaram ao surgimento do período contemporâneo na arte, explicitando conceitos inerentes à produção artística atual, como a instalação, a performance, o ‘objet trouvé’ e o ‘ready made’.

 

A exposição teórica será complementada com uma visita às exposições de pintura “Em Concreto”, de Rui Melo, e “Mistérios de Tinta”, da autoria de Carolina Rocha.

 

Este programa começou a 31 de janeiro com uma sessão dedicada à coerência do discurso expositivo de António Dacosta, prosseguiu a 7 de março com uma análise de retratos e figurações femininas, centrada nos papéis alegóricos tradicionalmente atribuídos à figura feminina e nas alterações dos cânones da beleza, e teve uma terceira sessão, em abril, onde foram discutidos os elementos caraterizadores dos diferentes estilos artísticos.

 

A quinta e última sessão do programa “FalARTE de…” vai ter lugar em junho e estará a cargo de Luís de Moura Sobral, que apresentará o filme de sua autoria intitulado “Azulejos, uma Utopia Cerâmica”, realizando-se depois uma visita orientada pelos espaços do Museu de Angra do Heroísmo e da Igreja de Nossa Senhora da Guia decorados com painéis de azulejaria.

 

Assunção Gil Correia de Melo, licenciada em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com Pós-Graduação em História da Arte Contemporânea e doutoranda da Universidade de Évora, realizou diversos trabalhos de investigação e de crítica de arte, lecionou História da Cultura e das Artes na Universidade dos Açores e elaborou os inventários de Arte Contemporânea e Arte Pública dos Açores, em 2010.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

About The Author

Related posts