There are no ads, please add some

Marta Guerreiro reafirma que o passivo ambiental da Base das Lajes é uma prioridade para o Governo dos Açores

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo reafirmou hoje que a monitorização da descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória, na ilha Terceira, é uma prioridade para o Governo dos Açores, que tem como responsabilidade salvaguardar a defesa e a integridade do património ambiental do arquipélago.

Marta Guerreiro, que falava em Ponta Delgada, no final de uma audição na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa, salientou que “têm sido realizados e desenvolvidos esforços pelos EUA nesta matéria”, mas frisou que esses esforços “não têm sido suficientes”.

“Exigimos maior intensidade e abrangência naquilo que está a ser feito para conseguirmos ter resultados mais rápidos e concretos”, afirmou.

Marta Guerreiro assegurou que o Governo Regional está empenhado em manter conversações junto do Governo da República e dos EUA, intensificando as responsabilidades que cada instituição tem neste caso concreto.

“Os EUA assumiram uma posição de responsabilização sobre esta matéria, portanto estamos crentes que na próxima Comissão Bilateral esta assunção de responsabilidade seja traduzida em efetivos compromissos para a redução deste passivo ambiental da Base das Lajes”, frisou.

Marta Guerreiro assegurou ainda que a água de consumo público para a população do concelho da Praia da Vitória continua a ser de boa qualidade e perfeitamente segura.

Texto/Foto: GaCS/HMB

About The Author

Related posts