There are no ads, please add some

João Ponte revelou que “Feira Açores 2019” vai decorrer na ilha do Faial

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou a importância da agricultura para o desenvolvimento económico do arquipélago, assim como a dinâmica e a evolução verificadas nos últimos anos neste setor quer nos Açores, quer, em particular, no Faial, ilha que vai acolher a ‘Feira Açores’ em 2019.

“Se somarmos a receita da produção de leite no último ano ao valor que a CALF paga aos produtores, acrescendo as ajudas do POSEI e PRORURAL+, são cerca de 10 milhões de euros que entram na economia do Faial, a que acresce toda a dinâmica económica gerada por este setor”, afirmou João Ponte, que falava domingo, na Horta, à margem de uma visita ao ‘Encontro do Mundo Rural’.

Os cerca de 100 produtores de leite do Faial entregam anualmente 12 milhões de litros de leite, o que corresponde a 2% da produção regional.

João Ponte reiterou a importância de se aumentar a produção de leite no Faial, no sentido de rentabilizar a indústria e, simultaneamente, a fábrica da CALF apostar mais na produção de produtos lácteos, que possam obter maior valorização no mercado.

O Secretário Regional salientou também o crescimento que se tem verificado no setor da carne, lembrando o investimento que o Governo dos Açores tem feito ao nível da rede regional de matadouros, adiantando que o novo matadouro do Faial, orçado em 4,8 milhões de euros, “vai ser inaugurado dentro de poucas semanas, para dar resposta à dinâmica de crescimento nesta fileira”.

“Nos últimos três anos o número de bovinos abatidos cresceu cerca de 60%, o que dá nota da grande evolução registada na fileira da carne na ilha do Faial”, frisou, acrescentando que, no ano passado, “cerca de 30% dos animais abatidos foram para exportação”.

No último dos três dias do ‘Encontro do Mundo Rural’, uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta, em colaboração com o Governo Regional e outros parceiros, João Ponte considerou que se trata de um evento “bastante positivo”, por ser um “momento importante para mostrar a dinâmica e a evolução do setor agrícola nos últimos anos”.

Para João Ponte, a chuva que marcou o último dia deste evento é de “extrema importância para todo o setor agrícola”, manifestando o desejo de que a chuva que se registou domingo no Faial possa chegar também às ilhas a oriente, pondo fim a uma situação que começa a fixar complexa, devido à seca prolongada.

O titular da pasta da Agricultura adiantou ainda que estão em fase de conclusão os projetos de remodelação e reabilitação do Solar de São Lourenço, da Ermida e do Pavilhão de Exposições da ilha do Faial, na Quinta de São Lourenço, salientando que a intenção do Governo dos Açores é “lançar a obra a concurso o mais depressa possível para ver se será possível concluí-la em 2019”.

Caso não seja possível, João Ponte assegurou “a determinação do Executivo em melhorar as condições deste excelente complexo para a realização de eventos”, como o ‘Encontro do Mundo Rural’, a ‘Feira Açores’ ou outros.

GaCS/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts