There are no ads, please add some

Investimento de 15 milhões de euros em matadouros fortalece setor agrícola, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo anunciou hoje, na Horta, um investimento de cerca de 15 milhões de euros na construção dos novos matadouros do Faial e da Graciosa e no melhoramento dos matadouros de São Miguel e da Terceira, que se integra na estratégia de consolidação e fortalecimento do setor agrícola regional.

O Governo pretende que a modernização da rede de matadouros constitua mais um “instrumento determinante de consolidação e fortalecimento do setor agrícola e, em especial, do setor da carne nos Açores, mesmo com a consciência muito clara de que não é apenas deste aspeto que depende o sucesso deste setor ou o aumento do rendimento dos produtores”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo matadouro da ilha do Faial, um investimento de cerca de 4,4 milhões de euros que se insere na melhoria contínua de resposta da Rede Regional de Abate, face ao crescimento que se tem verificado na produção de carne, particularmente no que respeita ao aumento substancial do número de abates em detrimento da expedição de gado vivo.

5715“Com esta obra, a ilha do Faial ficará dotada de uma infraestrutura que, do ponto de vista técnico e funcional, reflete as conceções mais modernas, contemplando todos os requisitos exigidos pelas normas nacionais e comunitárias, de modo a cumprir integralmente com as exigências tecnológicas, higio-sanitárias e ambientais”, frisou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, com mais este investimento, o Executivo Regional aprofunda o percurso de modernização do setor agroalimentar açoriano, valorizando a fileira da carne, contribuindo para a sustentabilidade das explorações e para o incremento da comercialização das suas produções.

Na sua intervenção, salientou que, além do novo Matadouro do Faial, a construção do novo Matadouro da Graciosa aguarda a entrega de propostas das empresas concorrentes à sua construção até ao dia 22, enquanto os concursos para o melhoramento do Matadouro de São Miguel já foram adjudicados, quer a parte relativa à construção civil, quer a componente de fornecimento e montagem de equipamentos de refrigeração.

O processo relativo aos trabalhos de melhoramento do Matadouro da Ilha Terceira, respeitante à construção civil e ao fornecimento de equipamentos de refrigeração, encontra-se em fase de apreciação de propostas já entregues.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que a construção ou melhoramento destas infraestruturas tem, também, um efeito que passa pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais deste setor.

“O Governo dos Açores tem também uma atenção particular a esta área, não apenas no âmbito dos espaços físicos, mas também, como aconteceu com o Orçamento de Estado para 2016, diligenciando e conseguindo a aprovação de uma norma que permite aos trabalhadores dos matadouros regionais um regime de aposentação condigno e condizente com a dureza e dificuldade das tarefas que desempenham”, afirmou Vasco Cordeiro.

Texto/Foto: GaCS/PC | Rádio Faial

About The Author

Related posts