There are no ads, please add some

Hospital da Horta assinala mês da prevenção do cancro da mama

O Hospital da Horta associou-se às comemorações do mês rosa, que tem como principal objetivo chamar a atenção para a prevenção do cancro da mama, com uma série de iniciativas.

Envolvidos neste projeto estão o Serviço de Hemato-oncologia, a Consulta de Enfermagem da Mama, a Consulta de Senologia e a Comissão de Humanização do Hospital, em parceria ainda com o Movimento Viver e Vencer da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta sexta-feira, 19 de outubro, iniciou-se no átrio principal do Hospital uma campanha de sensibilização para a problemática com a colocação de um placard com informação que privilegia sobretudo a prevenção. Ao mesmo tempo realiza-se um mercadinho cujas verbas vão também reverter para a aquisição de produtos que depois serão disponibilizados às pessoas que têm cancro da mama.

O Mês de Outubro – Mês Rosa tem no Hospital da Horta ainda mais dois projetos: o primeiro consiste na recolha de lenços que depois serão entregues a quem necessitar e, o segundo, trata-se de voluntárias, inspiradas no projeto nacional Sewing Love, que costuraram Almofadas de Coração que se destinam também a mulheres com cancro da mama e que passaram por uma cirurgia.

Recorde-se que já no início deste mês de outubro, num rastreio feito à população por profissionais do Hospital da Horta, alertou-se para a necessidade de prevenir e detetar precocemente o cancro da mama.

Com estas iniciativas, o Hospital da Horta pretende alertar as pessoas para estas situações, aumentar o seu conhecimento sobre as problemáticas e contribuir para que depois de diagnosticado um cancro de mama os utentes sejam acompanhados com conforto e qualidade.

Este movimento de Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. Durante o mês são assinaladas duas efeméridas: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

HH/Rádio Faial | Foto: HH

About The Author

Related posts