There are no ads, please add some

Governo dos Açores investe mais de 680 mil euros em caminho rural na ilha do Pico

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, assinou hoje o contrato de adjudicação da obra de beneficiação do caminho rural dos Matos de S. João, nas Lajes do Pico, um investimento de cerca de 685 mil euros que vai melhorar o acesso a 87 hectares de pastagens, distribuídas por 22 explorações pecuárias, e a 46 hectares de floresta.

As obras abrangem uma zona de quase dois quilómetros de piso danificado, com a remoção do pavimento existente e pavimentação em betão betuminoso.

A empreitada prevê ainda trabalhos de beneficiação do sistema de drenagem e a construção de muros de vedação.

Este caminho rural estabelece a ligação entre a Estrada Regional 1-2ª no lugar de Companhia de Baixo, freguesia de S. João e a Estrada Regional 2-2º, Transversal, junto ao entroncamento com o Caminho Rural nº35, dos Cabecinhos.

Além de beneficiar os agricultores, criando mais condições de circulação e segurança, esta intervenção também favorece os residentes e visitantes da ilha, uma vez que interceta no seu percurso o Caminho Rural nº 48 de São Caetano que dá acesso à Reserva Florestal de Recreio do Mistério São João, e o Caminho Rural nº82, do Pico da Urze, que dá acesso à montanha.

Permite ainda a ligação a áreas privadas de pastoreio, com utilidade para todos os agricultores das freguesias de São João e São Caetano que pretendam aceder às explorações nas zonas altas.

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai, em 2017, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, investir na Região cerca de 4 milhões de euros em obras de beneficiação de oito caminhos rurais e florestais, numa extensão total de mais de 15 quilómetros.

O Governo Regional prossegue assim a sua estratégia de continuar a dotar o sector de melhores condições infraestruturais, que têm um peso substancial no desenvolvimento, modernização e rendimento das explorações e, consequentemente, dos agricultores.

Texto: GaCS/SRAF | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts