There are no ads, please add some

Governo dos Açores investe 380 mil euros em acessibilidades e eletrificação do setor agrícola no Faial, anuncia João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje que o Governo dos Açores vai investir este ano 380 mil euros na melhoria das acessibilidades e na eletrificação do setor agrícola no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) dos Cedros/Salão, na ilha do Faial.

“No caso concreto do caminho da Fligueira, com uma extensão de dois quilómetros, durante este ano será feita a sua remodelação e repavimentação, dotando-o de melhores condições para os agricultores”, afirmou João Ponte, no final de uma visita a este caminho agrícola, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia dos Cedros, Vitor Vargas.

O titular da pasta da Agricultura, que também esteve reunido com o autarca da freguesia, adiantou que esta obra no POA dos Cedros/Salão está a cargo da IROA e representa um investimento de 170 mil euros, beneficiando 60 explorações agrícolas, numa área de 102 hectares.

“É um perímetro importante, com 1.600 hectares, que foi constituído em 2016 e esta é a primeira intervenção estruturante, do ponto de vista de um caminho agrícola que é feito”, referiu João Ponte, acrescentando que, no mesmo local, vai decorrer a eletrificação de uma exploração agrícola, num investimento de 40 mil euros.

Para João Ponte, o investimento na modernização das infraestruturas agrícolas é essencial para facilitar a vida aos agricultores, assim como para reduzir custos de produção das explorações.

Nesse sentido, assegurou que se trata de “um esforço que tem sido feito ao longo dos últimos anos e que irá continuar”.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou que a rede de caminhos agrícolas na ilha do Faial da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) totaliza cerca de 110 quilómetros, dos quais 50 estão asfaltados.

Relativamente aos restantes 60 quilómetros, João Ponte considerou que é preciso um “esforço muito acrescido” para os manter em condições, dado serem muito importantes no dia-a-dia dos agricultores.

Este ano, a DRRF vai proceder à pavimentação do caminho rural na Praia do Norte, num investimento de 170 mil euros.

João Ponte destacou a boa colaboração e conjugação de esforços que tem havido com as juntas de freguesia para responder às solicitações dos agricultores, no caso em concreto com a Junta de Freguesia dos Cedros, numa zona importante do ponto de vista agrícola na ilha do Faial.

GaCS/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts