There are no ads, please add some

Governo dos Açores investe 20 ME na requalificação do porto da Horta

O Governo dos Açores vai investir 20 milhões de euros na requalificação do porto da Horta, que inclui a construção de um novo cais acostável, um terrapleno para reparação naval e a construção de espaços para as empresas marítimo-turísticas.

“Estas duas componentes significam um valor de investimento que, no seu total, chega perto dos 20 milhões de euros”, destacou hoje o presidente do Governo, Vasco Cordeiro, durante a apresentação pública dos projetos, realizada no terminal marítimo da Horta, no âmbito de uma visita de dois dias que o executivo socialista está a realizar ao Faial.

O governante recordou que, ao longo dos últimos oito anos, “foram investidos cerca de 44 milhões de euros” no porto da Horta, nomeadamente na 1ª fase de requalificação daquela infraestrutura, que incluiu a construção de um novo terminal marítimo, com um cais acostável para navios de cruzeiro e um cais para embarcações de transporte de passageiros e viaturas inter-ilhas.

“Cumpridas as formalidades que decorrem da lei, nomeadamente as questões relativas à revisão do projeto e ao impacto ambiental, pretendemos que os concursos públicos destas empreitadas avancem”, garantiu Vasco Cordeiro, referindo-se à 2ª fase da obra, agora apresentada publicamente.

A obra inclui a construção de um novo cais acostável, com 275 metros de comprimento, que irá nascer no interior do porto, dividindo a marina do porto comercial – que terá também a função de proteger a bacia portuária da agitação marítima – e ainda a construção de uma zona para reparação naval e de um edifício para albergar as empresas marítimo-turísticas, instaladas até agora em barracas de madeira.

“Estes dois investimentos vêm simbolizar o prosseguimento de um compromisso político de investir na relação do Faial com o mar, criando condições para que essa relação se possa traduzir, cada vez mais, num fator de desenvolvimento da ilha e da região”, destacou Vasco Cordeiro.

Para o presidente do Governo Regional, estas obras, aliadas a outros investimentos que estão a decorrer e outros já anunciados, fazem parte de uma “estratégia de desenvolvimento” mais vasta, no sentido de fazer com que o mar seja “um dos grandes vetores de desenvolvimento da ilha e da região”.

“Estes investimentos que aqui foram apresentados devem também ser relacionados com duas outras iniciativas que são particularmente importantes: a Escola do Mar dos Açores, que tem as suas obras em fase de conclusão, e o Observatório Oceânico, que se pretende instalar aqui no Faial”, recordou o chefe do executivo socialista.

Posteriormente, na visita à Escola do Mar, o secretário com a tutela das Pescas e do Mar, Gui Menezes, valorizou o investimento na obra – orçado em sete milhões de euros – e declarou que em 2019/2020 devem arrancar os cursos na unidade.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita de dois dias ao Faial, que inclui a visita e a inauguração de obras, auscultações das populações e reunião com o Conselho de Ilha.

Lusa/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts