There are no ads, please add some

Governo dos Açores e EDA contratualizam eletrificação da Fajã da Caldeira de Santo Cristo

O Governo dos Açores e a EDA – Eletricidade dos Açores formalizaram hoje o protocolo para a eletrificação da Fajã da Caldeira do Santo Cristo, em São Jorge, “ambição” local e ação importante para potenciar o turismo, segundo o executivo.

“Estamos perante a realização de uma ambição dos jorgenses, que será agora implementada através da melhor solução técnica possível para um espaço ambientalmente sensível e que, como é sabido, é um dos principais pontos turísticos, não só desta ilha, mas dos Açores”, vincou hoje, após a assinatura do documento, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.

A governante falava no terceiro e último dia de visita estatutária do executivo açoriano à ilha de São Jorge, do grupo central.

O investimento para a eletrificação, prosseguiu Marta Guerreiro, demonstra que, com foco na sustentabilidade do turismo e na preservação ambiental, “é possível a uma região, simultaneamente, crescer ao nível turístico e manter a sua identidade e as suas condições naturais e ambientais, que são o seu principal produto turístico”.

A solução mais “viável do ponto de vista técnico e financeiro” prevê o estabelecimento da rede de distribuição “em baixa tensão, totalmente subterrânea, através da concessionária regional, com uma extensão aproximada de 4,5 quilómetros ao longo do trilho que liga as fajãs dos Cubres e de Santo Cristo, permitindo a eletrificação, tanto das moradias e de outros edifícios existentes, como daqueles que resultem da reabilitação do património”, sublinhou a responsável, falando ladeada pelo chefe do executivo açoriano, Vasco Cordeiro.

São Jorge tem mais de sete dezenas de fajãs, terrenos planos e férteis ao nível do mar que resultaram da acumulação de detritos na sequência de terramotos ou escoadas lávicas de erupções vulcânicas.

A anterior visita estatutária do executivo foi à ilha do Pico.

Lusa/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts