There are no ads, please add some

Governo dos Açores apela à participação cívica dos jovens na construção do futuro coletivo

A Secretária Regional da Solidariedade Social apelou hoje ao envolvimento das crianças e jovens da ilha do Faial com as suas comunidades, lembrando que a participação cívica constitui um exercício “extremamente importante” para o futuro coletivo.

Andreia Cardoso, que falava numa sessão plenária especial organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Horta, no âmbito da VIII Semana dos Direitos, frisou que participar civicamente “é o mesmo que dizer que estamos informados, estamos comprometidos com a nossa comunidade e as nossas ações são construtivas”.

A Secretária Regional convidou, por isso, os jovens a avaliar qual o seu grau de envolvimento na vida pública, salientando a importância de garantir que essa participação “traz benefícios para todos, em geral”.

“Isto pode parecer um exercício tonto, mas a verdade é que é extremamente importante para o vosso futuro pensar nestas coisas”, salientou Andreia Cardoso, demonstrando aos jovens que a participação cívica “promove o sucesso escolar”, trabalha a resiliência, “promove o respeito pela diferença” e traz competências ao nível da comunicação e da liderança.

Seja através do voluntariado, do voto ou da advocacia, a titular da Solidariedade Social adiantou que “todas estas coisas juntas serão muito importantes se o vosso objetivo for, por exemplo, serem deputados e, como se faz aqui mesmo na Assembleia, dedicar o vosso tempo a garantir que o vosso governo faz o melhor para a vossa comunidade e para todos em geral”.

GaCS/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts