There are no ads, please add some

Governo culpa famílias açorianas por maus resultados na Educação

A deputada do PSD/Açores Maria João Carreiro considerou hoje “inaceitável” que o presidente do governo regional tenha afirmado que “a questão do insucesso escolar não é da responsabilidade do Governo, nem é responsabilidade da escola”.

“Ou seja, para o senhor presidente do governo, a culpa dos maus resultados é dos pais dos alunos”, afirmou a deputada social-democrata, na Assembleia Legislativa dos Açores, referindo-se a uma recente entrevista de Vasco Cordeiro.

A parlamentar do PSD/Açores salientou que os resultados “nada animadores” no setor da Educação deviam levar o governo regional a “refletir seriamente sobre a política de Educação que escolher”.

 

“Mas o governo não o faz”, disse a deputada social-democrata, e “pelo contrário, culpa os outros pelos seus insucessos”.

“Não falta atrevimento ao senhor presidente do governo regional para responsabilizar as famílias açorianas pelos maus resultados na Educação, mas falta-lhe humildade e ousadia para apresentar medidas concretas que promovam o envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento da vida escolar”, lamentou.

 

Para Maria João Carreiro sublinhou que os resultados da Educação nos Açores “são o reflexo das políticas da governação socialista”.

“Por mais que o governo se recuse a aceitar a realidade, os resultados do sistema educativo nos Açores não são animadores”, afirmou.

 

Face a uma taxa de abandono escolar precoce que continua a ser “o dobro da média nacional”, e com os resultados dos testes PISA 2015 a colocar os Açores “no fundo da tabela”, a Região “está nos últimos lugares e afasta-se cada vez mais da média nacional”, referiu.

 

Maria João Carreiro recordou ainda que, no último ano letivo, a taxa de retenção e desistência no primeiro ciclo do ensino básico na Região “aumentou face ao ano anterior, precisamente no primeiro ano do programa ProSucesso, o que confirma a necessidade de um novo rumo para o sistema educativo regional”, concluiu.

 

Texto/Foto: GI-PSD/A | RP

About The Author

Related posts