There are no ads, please add some

“Ficou claramente demonstrado que o Governo dos Açores respeitou compromissos assumidos com o IMAR” afirmou Sónia Nicolau

“Realizamos um conjunto de audições importantes para esclarecer a situação no IMAR e ficou claramente demonstrado que o Governo dos Açores respeitou os compromissos assumidos com o IMAR”, afirmou Sónia Nicolau. A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava esta sexta-feira, após os trabalhos da Comissão de Assuntos Sociais, que decorreram na ilha Terceira.

Os problemas noticiados sobre a situação do IMAR – Instituto do Mar, mereceram toda a atenção por parte dos deputados socialistas que requereram um conjunto de audições com os responsáveis políticos e técnicos do Instituto cuja sede fica na ilha do Faial.

“Os esclarecimentos que obtivemos, com as audições da Dra. Dália Reis, do Professor João Gil Pereira e do Secretário Regional Gui Menezes, permitiram-nos clarificar que toda e qualquer decisão de gestão no IMAR não é competência do Governo dos Açores”, afirmou a deputada do PS/Açores. “Ficou também esclarecido que as obrigações regionais no Programa Nacional de Recolha de Dados (PNRD) foram e estão a ser respeitadas pelo executivo açoriano” acrescentou.

Sónia Nicolau realçou, ainda, que nas três audições foi “demonstrado que a elegibilidade do IMAR para a recolha de dados biológicos nos Açores, no âmbito do PNRD, não dependia de nenhum protocolo com o Governo Regional e que a responsabilidade do envio do relatório de 2007 às autoridades nacionais era do IMAR, aliás como já aconteceu a 31 de maio de 2018”. De facto, explica a deputada “de acordo com as audições, concluiu-se que o IMAR não manifestou interesse em continuar a execução nos Açores do PNRD no ano de 2018 e, perante a dispensa dos técnicos afetos a esse programa, o Governo dos Açores diligenciou um conjunto de situações para que os Açores pudessem cumprir as obrigações regionais em matéria do PNRD, algo que está a decorrer”.

GPPS/Rádio Faial | Foto: GPPS

About The Author

Related posts