There are no ads, please add some

Feiras das Profissões na ESMA

A Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA) promoveu nos dias 15 e 16 de dezembro uma Feira das Profissões na Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) para os estudantes do ensino básico e secundário.
A AJIFA pretendeu com esta iniciativa ajudar os jovens a orientar coerentemente o seu percurso profissional.  Durante os dois dias em que decorreru a Feira houve a participação de diversos profissionais de variadas áreas, quer dando o seu testemunho em palestras quer em demonstrações práticas do trabalho que desenvolvem no seu dia a dia profissional.
Na manhã do dia 15 a ESMA recebeu uma conferência que contou com trabalhadores de cinco áreas profissionais , sob o título “A minha opção profissional, foi?”. Durante a tarde do mesmo dia a associação levou à secundária uma  “Oficina & Projetos Vocacionais”
No segundo dia do evento, terça feira, foram também abordados os programas de mobilidade juvenil durante o percurso de formação profissional, sob o lema “Lá fora, cá dentro…?”. Esta conferência permitiu aos jovens uma explicação e mais informação relativa a programas de mobilidade nacional e europeia.
Exemplo desses programas são os intercâmbios que se podem fazer durante o ensino secundário assim como aqueles de que se pode fazer parte durante o ensino superior, como por exemplo o  programa Almeida Garret, da responsabilidade do Conselho de Reitores das Universi-dades Portuguesas, o Programa Erasmus ou os Estágios Curriculares em que podem participar durante o seu percurso académico.
A AJIFA desenvolveu esta iniciativa em parceria com a ESMA  e com o apoio da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, da Polícia de Segurança Pública, da Unidade de Saúde da Ilha do Faial, do Jardim Botânico do Faial, da loja  de música JHN e do Pomar do    Atlântico.
Texto/Foto:tribuna das Ilhas | Rádio Faial

About The Author

Related posts