There are no ads, please add some

Fausto Brito e Abreu visita Núcleo de Pescas da Horta

Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, visitou ontem o Núcleo de Pescas da Horta, no âmbito das obras de instalação de água e luz no cais de Santa Cruz.

Serão cinco os terminais de água e eletricidade instalados até fim de março neste cais de acostagem dos barcos de pesca.

Segundo o secretário estes terminais vêm “dar resposta a uma aspiração antiga dos pescadores da ilha do Faial e a um compromisso político do Governo”, num investimento de cerca de 40 mil euros.

Fausto Brito e Abreu afirmou que estas obras permitirão “melhorar as condições de trabalho dos pescadores no porto da Horta, onde operam cerca de 40 embarcações de pesca profissional”, acrescentando ainda que, “no próximo verão, os pescadores do Faial já vão poder contar com uma nova central de produção de gelo em escama”, que produzirá cerca de 15 toneladas diárias de gelo, num investimento que ronda os 400 mil euros.

O Secretário Regional lembrou ainda que “os três tanques de salmoura do entreposto frigorífico da Horta também foram alvo de uma reabilitação recente, para estarem operacionais na safra deste ano, tendo como objetivo a valorização do pescado capturado”.

“Com estas obras, o Governo dos Açores pretende que os pescadores tenham ao seu dispor as melhores condições de trabalho para que a atividade da pesca seja cada vez mais produtiva e rentável”, disse.

Pico e Terceira também serão alvo de investimentos nesta área, o que Fausto considerou ser fundamental para a “valorização do pescado e para o consequente aumento do rendimento dos pescadores”.

Texto/Foto: Tribuna das Ilhas | Rádio faial

About The Author

Related posts