There are no ads, please add some

Faial regista resultados “positivos e animadores” no setor da pesca, segundo Tiago Branco

Os deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleitos pelo Faial, salientaram, esta quarta-feira, os indicadores “positivos e animadores” que se têm registado ao nível da pesca descarregada e do rendimento alcançado pelos pescadores do Porto da Horta. Os parlamentares reuniram, durante a manhã, com a Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores e Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores e visitaram o núcleo de pesca no âmbito de um conjunto de reuniões que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista está a realizar com agentes do setor da pesca em diversas ilhas do arquipélago.

“Os dados relativamente aos primeiros seis meses deste ano, e comparativamente com o ano transato, são positivos e animadores uma vez que há um claro aumento do peixe descarregado em lota e um aumento do rendimento alcançado por essa via. Também de salientar aqui o aumento de cerca de 14 % do preço médio por quilo, ou seja, o preço de peixe vendido em lota aumentou o que se traduzirá, naturalmente, num aumento dos rendimentos para os pescadores”, afirmou Tiago Branco.

O deputado faialense adiantou ainda que no Faial “não só não há pescadores a receberem menos do que o salário mínimo regional como até é uma das ilhas que tem um maior rendimento per capita por pescadores. No caso do atum, mesmo que não haja faina e por via de terem contratos de trabalho, essa remuneração nunca é inferior ao salario mínimo”.

 “Verificamos que o Faial é das ilhas dos Açores onde tem havido um maior crescimento do setor e este tipo de reuniões permite-nos conhecer melhor o setor da pesca, valorizando o trabalho que é desenvolvido diariamente e perspetivar o futuro da atividade na Região”, sintetizou o parlamentar.

Questionado pelos jornalistas sobre o porto da Horta, Tiago Branco salientou que na revisão do projeto, que está a ser liderada pela Portos dos Açores, devem ser “envolvidas as instituições que operam no Porto da Horta e que têm know-how suficiente para opinar sobre o projeto”.

PS Açores/Rádio Faial

About The Author

Related posts