There are no ads, please add some

Faial recebe três cruzeiros esta semana

Ainda vamos em fevereiro e a Horta já recebeu dois cruzeiros. Só esta semana, a nossa cidade vai receber a escala de três cruzeiros, nos dias 10, 11 e 15, prevendo-se cerca de 3000 turistas de visita à ilha.

O primeiro a visitar o Faial foi o navio Marco Polo, que está a celebrar o seu 50.º aniversário de atividade e que se encontra fundeado na Baía da Horta. Esta escala, tal como a do ano passado, integra-se num cruzeiro de 42 noites denominado Amazon, West Indies & The Azores que tem como destino Londres.

Este clássico paquete, que desancorou de Bridgetown, ilha de Barbados, nas Caraíbas, também vai fazer uma visita à ilha de São Miguel no dia de amanhã.

Marco Polo foi inaugurado em 1965 e mantém os seus originais 176 metros de comprimento, 23,6 metros de boca e 8,2 metros de calado. Possui 22,080 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade máxima para 820 passageiros com 356 tripulantes. Disponibiliza 8 decks para passageiros com um total de 425 cabines, 292 das quais com vista exterior.

Amanhã quem se dirigir à cidade da Horta pode vislumbrar mais uma vez o navio Oceana, que já aportou no Faial no dia 22 do passado mês.

O Oceana também está de parabéns, completando este mês 15 anos de serviço. À semelhança da outra escala, inclui a Horta numa viagem de cruzeiro de 24 noites, designada Caribbean & Azores, que se iniciou em Southampton e irá passar pelas Caraíbas.

Com cerca de 1930 passageiros a bordo, maioria britânicos, a embarcação é aguardada no fundeadouro comercial do Porto da Horta pelas 7h00 e aí permanecerá até às 17h00, hora que retoma a viagem com destino a St. Johns, na ilha de Antigua. Este navio, aquando do regresso a terras britânias, vai realizar escala em Ponta Delgada, no dia 27 do corrente mês.

Construído nos estaleiros italianos Fincantieri, em Monfalcone, Itália, o Oceana foi o último navio de uma série de encomendas para a Princess Cruises, depois do Sun Princess, Dawn Princess e Sea Princess. Foi inaugurado em Fevereiro de 2000, como Ocean Princess, para operar nas Caraíbas e Alasca, mas dois anos mais tarde, foi transferido para a P&O Cruises e batizado com a atual designação. Passou a operar no mercado britânico, tendo Southampton como o seu porto base de operações.

No domingo de Carnaval, a Baía da Horta vai receber mais um cruzeiro, desta vez o Hamburg, num itinerário atlântico, que liga as Caraíbas aos Açores.

Este mesmo cruzeiro, operado pela Plantours & Partner vai realizar um cruzeiro temático ao nosso arquipélago, viagem essa que se iniciará em Ponta Delgada, no dia 17 deste mês, estando programadas escalas em 6 ilhas açorianas.

O Hamburg tem capacidade para 400 passageiros e 170 tripulantes e possui 15,016 mil toneladas de arqueação bruta, 144 metros de comprimento, 22 metros de boca e 6 metros de calado. Com 6 decks para passageiros, dispõe de 204 cabines, 124 das quais são exteriores e 80 interiores.

Este navio construído nos estaleiros MTW Schiffswerft, em Wismar, na Alemanha, foi inaugurado em 1997 com a designação de C. Columbus. Desde dessa altura que esteve ao serviço do conhecido armador alemão Hapag Lloyd, que utilizou o navio para cruzeiros no norte da Europa, Grandes Lagos e inclusive, em 2007, num World Cruise. A ligação ao referido armador terminou em 2012, tendo sido transferido para outro operador germânico, no caso a Plantours & Partner Kreuzfahrten, que desta forma regressa aos Açores depois de em 2013 ter efetuado aqui 3 escalas.

Com todos estes cruzeiros a realizar escalas no nosso arquipélago é de constatar a crescente relevância que os Açores tem vindo a consolidar junto dos principais armadores/operadores da atualidade.

texto/Foto: Tribuna das Ilhas | Rádio faial

About The Author

Related posts