There are no ads, please add some

Esclarecimento do Governo dos Açores sobre ensino básico na ilha das Flores

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional de Educação, face a notícias sobre um novo sistema de colocação de professores que estará a impossibilitar o normal funcionamento do ensino básico na ilha das Flores, entende ser necessário esclarecer o seguinte:

  1. O ano letivo 2017-2018, como tem vindo a verificar-se nos últimos anos, teve um arranque normal.

  1. Contudo, neste ano letivo, até esta altura, 252 docentes por todas as ilhas, por várias razões – doença, gravidez de risco e parentalidade – devidamente atestadas, tiveram que ser ou estão a ser substituídos.

  1. A substituição, que é feita de acordo com um modelo há vários anos implementado e reconhecido como transparente, obedece a requisitos legais.

  1. Ligar a situação que agora se vive a um “novo sistema” de colocação de professores é alarmista e falso.

  1. Os alunos, concretamente de duas turmas, foram distribuídos por outras salas e professores até à chegada à ilha das Flores de um docente que já aceitou a colocação.

  1. A DRE, de acordo com as suas competências e no respeito pela lei, tem vindo, como sempre o fez, a trabalhar com todas as unidades orgânicas de Santa Maria ao Corvo no sentido de colmatar as situações decorrentes da colocação dos docentes no sistema educativo regional.

GaCS/SREC/Rádio Faial | Foto: GaCS

About The Author

Related posts