There are no ads, please add some

Erro informático com informações de utentes foi “grave”, mas Governo Regional garante que “não houve violação de dados”

Na sequência do caso denunciado pela revista ‘Exame Informática’, da exposição de um ficheiro com moradas e números de telefone de cidadãos com pedidos de reembolso, no site da Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Secretário Regional da Saúde explicou todos os procedimentos que foram tomados para apurar responsabilidades. “A situação é grave, mas o Governo Regional dos Açores não teve uma contribuição direta e, neste momento, o caso está a ser investigado pelo Ministério Público, para apurar responsabilidades criminais”, sublinha o deputado socialista.

“Para o PS Açores ficou claro que não houve qualquer violação da base de dados do Serviço Regional de Saúde, nem qualquer utilização fraudulenta das informações de utentes açorianos que foram expostas no site da Administração Regional de Saúde do Alentejo”, afirmou Domingos Cunha. As declarações foram proferidas após a audição do Secretário Regional de Saúde na Comissão de Assuntos Sociais, esta manhã.

Domingos Cunha também se mostra confiante quanto às garantias deixadas pelo executivo açoriano de que “as informações clínicas dos açorianos estão seguras e que episódios desta natureza não deverão acontecer novamente”. Durante a audição, o deputado Domingos Cunha recordou que o recurso a um fornecedor externo para a criação da base de dados resultou da necessidade de salvaguardar que o sistema reembolsos do Sistema Regional de Saúde dos Açores vigorava, numa altura em que o Governo da Troika acabou com os reembolsos no País.

Texto/Foto: GP PS/Açores/Rádio Faial

About The Author

Related posts