There are no ads, please add some

Envelhecer com qualidade leva ao reforço do projeto Faial Ativo para os seniores do Concelho

A Câmara Municipal da Horta reforçou o projeto sénior “Faial Ativo” alargando a sua área de intervenção e de abrangência. No dia em que se comemoraram o Dia Mundial do Coração e do Idoso, na passada sexta-feira, no pavilhão Municipal de Castelo Branco, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara anunciou o arranque do projeto a cerca de 200 idosos das várias instituições particulares de solidariedade social da ilha do Faial.

O projeto “Faial Ativo” abrange todos os centros de convívio de idosos da ilha do Faial e proporciona aulas de educação física e bem-estar com formador, estendendo-se este ano, à pessoa com deficiência (CAO e Grupo Moviment’Arte) com aulas de hidroginástica gratuitas na Piscina Municipal, que se encontra em fase de conclusão de obras de manutenção de toda a fachada daquela infraestrutura.

Segundo José Leonardo Silva, “envelhecer com qualidade é fundamental”, assim como manter os nossos idosos cada vez mais ativos porque a sua participação e interação com os mais novos é indispensável para a transmissão do conhecimento e para perpetuação da memória e das tradições das nossas gentes.

Neste sentido, a autarquia reforça o projeto e pretende incutir na população sénior hábitos e estilos de vida saudáveis. Neste sentido, comemorando o Dia Mundial do Coração, com a adesão à Campanha da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e em Dia Internacional do Idoso, foi recriado por todos os utentes dos centros de convívio, um coração humano, seguindo-se uma tarde recheada de propostas saudáveis.

Em parceria com a Unidade de Saúde da Ilha do Faial e com a colaboração do Serviço de Cardiologia do Hospital da Horta, foram realizados rastreios aos 200 idosos presentes para avaliação do risco cardiovascular.

Para além dos rastreios, realizou-se uma ação de sensibilização na área da nutrição, de combate à violência e da segurança pessoal, em parceria com o Instituto para a Segurança Social dos Açores e a Polícia de Segurança Pública.

Texto/Foto: GI-CMH | Rádio Faial

 

 

About The Author

Related posts