There are no ads, please add some

Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores vai ter novo túnel de congelação, garante Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou hoje que o Governo dos Açores irá proceder a obras de requalificação do entreposto frigorífico das Lajes das Flores, de forma a contribuir para a conservação e, consequentemente, para a valorização do pescado capturado pelos pescadores florentinos.

Gui Menezes afirmou que, “atendendo ao contexto atual e à realidade da pesca da ilha das Flores”, prevê-se a construção de um túnel de congelação com capacidade diária de seis toneladas, uma solução concertada entre o Governo dos Açores e os pescadores florentinos, bem como a criação de “uma pequena sala climatizada, devidamente equipada, para transformação de pescado fresco e empacotamento”.

O Secretário Regional, que falava durante uma visita a esta infraestrutura de apoio à pesca, no âmbito da visita estatutária às Flores, referiu que esta obra de requalificação, cujos procedimentos arrancam em 2018, vai permitir que a ilha tenha “capacidade de congelação para quando se verificar, por exemplo, um aumento de descargas de atum”.

Gui Menezes frisou que o Governo dos Açores “tem apostado na rede de frio da ilha das Flores”, referindo, nesse sentido, a nova máquina de gelo adquirida pela Lotaçor e a adaptação de um contentor para funcionar como silo de gelo no Porto das Poças.

Estes investimentos permitiram que, desde fevereiro deste ano, os pescadores florentinos tivessem mais duas toneladas por dia de capacidade de produção de gelo e cerca de oito toneladas de capacidade de armazenamento.

Esta manhã, o Secretário Regional do Mar visitou também o Porto de Pescas de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz, e o Núcleo de Pescas das Lajes.

GaCS/GM/Rádio Faial | Foto: GaCS/GM

About The Author

Related posts