There are no ads, please add some

“ECOTUR Azul apresentado à CCIH é uma oportunidade para o desenvolvimento do turismo azul na Macaronésia”

A Câmara Municipal da Horta participou na reunião do Comité de Pilotaje ECOTUR AZUL (MAC/4.6C/046) em Arrucas Gran Canaria que decorreu na passada semana.

Recorde-se que a CMH aderiu a este projeto que visa promover o ecoturismo costeiro nas regiões da Macaronésia que participam no projeto co-financiado pelo programa europeu Interreg MAC, fundamentado no facto do crescimento azul ser uma estratégia europeia a longo prazo para apoiar o crescimento sustentável dos setores marítimo e turístico, reconhecendo a importância dos mares e oceanos como motores da economia, devido ao seu grande potencial de inovação e crescimento.

O ECOTUR_AZUL, visa desenvolver um modelo comum de ecoturismo que promove a recuperação e proteção dos recursos patrimoniais dos territórios costeiros e marítimos, contribuindo para a estratégia de “crescimento azul “espaço de cooperação macaronésica aprovado no âmbito do PO MAC 2014-2020, centra-se nas necessidades relacionadas com o turismo marítimo e do ecossistema do turismo local, permitindo o desenvolvimento local sustentável do binómio Mar-Terra.

O projeto teve início em novembro de 2016 e termina em dezembro de 2018. O orçamento total é de 1.049.625,00 euros, dos quais o FEDER cofinancia 85%. O orçamento do projeto relativo ao Município da Horta é de 143.500 euros.

O ECOTUR_ AZUL tem como objetivo desenvolver e implementar na área de cooperação (Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde e Mauritânia) um modelo de ecoturismo chamado Odyssea reconhecido pela Comissão Europeia como um exemplo no quadro da sua estratégia europeia para posterior crescimento e emprego no turismo costeiro e marítimo.

As atividades previstas no âmbito do projecto ECOTUR_AZUL são baseados neste  propósito de “Boas Práticas” europeu e pode aumentar, melhorar e proteger o património, recursos costeiros e marinhos de cada ECOTUR_AZUL território piloto com um modelo comum de desenvolvimento sustentável a fim de contribuir para a estratégia de “Crescimento Azul” do espaço macaronésico.

Tendo em vista a concretização da aplicação informática, resultante do Inventário de Recursos Turísticos, foi feita, no passado dia 19, uma apresentação no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta, a agentes do setor associados a Câmara de Comércio e Industria da Horta, contribuindo com propostas de melhoria para o bom funcionamento e divulgação do projeto.

CMH/Rádio Faial | Foto. CMH

About The Author

Related posts