There are no ads, please add some

Do capitalismo empresarial ao poder judicial, “na minha opinião…”

No mundo de hoje em dia, o coletivo e o individual misturam-se na nossa jornada de vida. Temos as nossas ideologias pessoais, mas que, por vezes na massa do coletivo social interagem como uma só ideologia.

Ora por isso mesmo, por haver esta fusão de interesses, ideais e necessidades que são comuns a todos e todas @s cidad@s que integram uma sociedade, têm de existir valores e atribuições que são para nós um pilar da sociedade democrática, da justiça e da dignidade humana. Falo pois, do poder judicial, dos nossos Magistrados, Juízes e Procuradores que convergem em si a lei, e a sua aplicação, que são a mão do poder judicial, e em que nós temos e devemos acreditar como impolutos e de uma ação convergente com a maior transparência de atuação.

Várias são as notícias publicadas pela comunicação social, verdade ou não, ou alegadamente verdade ou não, isto faz-nos refletir como pode ser possível o corromper de valores basilares que sustentam a democracia, e por isso, não podemos admitir como sociedade a suspeita sequer de um poder judicial manipulado por interesses do capitalismo empresarial, pensarmos sequer que alguém com o poder de um magistrado, sucumba à tentação pelas portas travessas de uma sociedade materialista.

A sociedade precisa de acreditar que alguns valores, leis, dogmas são intocáveis, que haverá sempre no fim da linha alguém justo, que a justiça não caíra nas teias da corrupção montada por vil capitalismo, por vislumbres monetários ou estatutários, que @s cidad@s contarão sempre com a lei e com o poder judicial para os defender e proteger.

Como coletivo social sentimo-nos no mesmo barco, queremos sentir que lutamos para que não hajam cidad@s de segunda, que a justiça não é um mero chavão para grupos específicos, que é pois um Direito legítimo, democrático e consagrado; pois se o papa é o simbolismo para a comunidade católica, o sistema judicial é-o para a comunidade social.

Carla Mourão

About The Author

Related posts