There are no ads, please add some

Desemprego baixa 10,2% em fevereiro e regista novo mínimo em seis anos

O número de desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores baixou 10,2 por cento em fevereiro, o que corresponde, de acordo com os dados hoje publicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a um novo mínimo verificado em seis anos.

De acordo com estes dados e mantendo a tendência dos meses anteriores, é preciso recuar até outubro de 2011 para encontrar um número mais baixo do que o observado no mês em análise.

As Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores registaram em fevereiro 8.630 inscritos.

De acordo com os dados do IEFP, a nova diminuição registada em fevereiro corresponde a menos 981 desempregados inscritos, comparativamente ao mesmo mês de 2017.

Além da descida por comparação com o mesmo mês do ano anterior, também ocorreu uma diminuição do número de desempregados inscritos em fevereiro face a janeiro.

As descidas verificadas nestes meses revelam, assim, uma criação de emprego que contraria os efeitos da chamada sazonalidade no mercado de trabalho.

Simultaneamente, segundo a mesma fonte, baixou em 1.285 o número de pessoas colocadas em programas de inserção socioprofissional, fomento da empregabilidade e em formação profissional, comparativamente a fevereiro de 2017.

Esta descida significativa representa uma diminuição de 18 por cento.

Desde que ocorreu o valor mais elevado de desempregados registado na Região, tem-se verificado nos Açores uma redução constante do número de inscritos.

Esta redução progressiva do desemprego registado, consequência da ação das empresas e dos trabalhadores açorianos, apoiados por medidas públicas destinadas ao aumento da empregabilidade e criação de mais e melhor emprego, assim como do crescimento sustentado da economia regional, tem-se revelado consistente.

GaCS/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts