There are no ads, please add some

Debate “Política Marítima Integrada – balanço e desafios futuros”

O Ministério dos Negócios Estrangeiros /Secretaria de Estados dos Assuntos Europeus promove, sexta-feira, dia 22 julho, na Horta (Faial), o sexto debate de um ciclo de dez iniciativas destinado a assinalar os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia.

“Política Marítima Integrada – balanço e desafios futuros” é o tema do debate que decorre, a partir das 11h00, na Fábrica da Baleia de Porto Pim.

A iniciativa conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques,  do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu e dos deputados ao Parlamento Europeu, Ricardo Serrão, e à Assembleia da República, Berta Cabral. Hélder Silva, Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas,  da Universidade dos Açores fará a conferência de abertura.

O programa é o seguinte:

11h00 – Abertura

Rodrigo Oliveira

Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas

Margarida Marques

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

Hélder Silva

Diretor do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores

11h30-Debate

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar

Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Ricardo Serrão, Deputado ao Parlamento Europeu (S&D)

Berta Cabral ,Deputada à Assembleia da República (PSD)

Moderador: Paulo Simões (Jornal Açoriano Oriental)

Com o ciclo “União Europeia – 30 anos, 10 debates”, pretende-se avaliar o que mudou no país nas últimas três décadas  e refletir sobre o impacto que as políticas europeias têm tido na vida dos portugueses.

Os debates são  organizadas em colaboração com os  ministérios  em cujas áreas de governação as políticas comunitárias tiveram mais impacto. Neste âmbito, são abordados os temas da liberdade de circulação, ciência, igualdade, regiões ultraperiféricas, ambiente, política de mar, educação, turismo, competitividade e agricultura.

Para além de membros do Governo, participam nos debates deputados do Parlamento Europeu e da Assembleia da República. Intervêm ainda oradores indicados pelos respetivos ministérios, como keynote speakers das iniciativas.

Os debates têm lugar uma vez por mês, ao longo de 2016, nas seguintes cidades: Lisboa, Porto, Leiria, Funchal, Covilhã, Horta, Coimbra, Faro, Braga e Évora. O primeiro debate dedicado ao tema “Espaço Europeu de Liberdade de Circulação e Segurança” decorreu em Lisboa, dia 29 de fevereiro. O segundo teve lugar no Porto, a 21 de março, e analisou o tema “Ciência Urbana. O terceiro debate sobre “A Europa e as Políticas de Igualdade” decorreu, em Leiria, no dia 15 de abril, e o quarto, no Funchal, a 16 de maio, sobre “RUP-30 Anos de União Europeia, 40 Anos de Autonomia”. A 17 de Junho, a Covilhã acolheu o tema “Águas e Resíduos-Perspetivas de Futuro”.

Ana Cabo
Comunicação e Imprensa

About The Author

Related posts