There are no ads, please add some

Crescimento do turismo na Terceira e em toda a Região é resultado do trabalho árduo desenvolvido, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, em Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores realizou ao longo desta legislatura um “trabalho árduo de consolidação e captação de novas operações para a Região, em geral, e para a Terceira”.

Vítor Fraga, que falava sexta-feira à margem de um encontro com agentes de viagens portugueses e espanhóis, salientou que, “no caso da Região, no primeiro semestre de 2016, se compararmos com o primeiro semestre de 2012, ou seja, quando iniciámos a legislatura, temos um crescimento de 365.315 dormidas, o que representa um crescimento de 86,4%.

“No caso da Terceira, este crescimento ainda é mais acentuado, ou seja, é um crescimento de 132,8%, considerando todas as tipologias de alojamento”, acrescentou.

Na hotelaria tradicional na ilha Terceira,  o primeiro semestre de 2016 foi “o melhor primeiro semestre de sempre ao nível do número de dormidas, ultrapassando as 121.800 dormidas, o que representa um crescimento de mais de 60 mil dormidas face a 2015, ou seja, um crescimento de 95,4%”, revelou Vítor Fraga.

O titular da pasta do Turismo destacou o desempenho do mercado espanhol, que “é responsável por 29.520 dormidas, assim como o mercado dos Estados Unidos, que é responsável por cerca de 24 mil dormidas”.

Para o Secretário Regional, estes resultados “surgem na sequência da aposta que o Governo dos Açores fez em duas operações, uma no mercado espanhol e outra no mercado norte-americano, que deram resposta ao que consideramos ser essencial para termos o setor do turismo a crescer na ilha Terceira, à semelhança daquilo que acontece com todas as ilhas”.

Vítor Fraga frisou que estas apostas “fazem com que, neste momento, o mercado de Espanha seja o quarto mercado, no caso da Região, e o segundo mercado, no caso da ilha Terceira, em termos de captação de fluxos turísticos, representando cerca de 23% do número total de dormidas”.

“Nós não ficamos por aqui, achamos que devemos ir mais além. Isto faz parte de um conjunto de peças que constroem um dos pilares fundamentais em termos do desenvolvimento do turismo na Terceira, que esta semana teve mais uma peça nessa construção, ao nível das suas acessibilidades, com o anúncio da entrada em operação de uma empresa low cost na Terceira”, frisou.

“Este anúncio surge na sequência de um trabalho aturado, paciente, reservado, que temos desenvolvido desde setembro de 2014 e que teve um impulso decisivo por parte do atual Governo da República, aquando da visita à Região do Primeiro-Ministro”, salientou Vítor Fraga.

Para o Secretário Regional do Turismo e Transportes, este tipo de encontro com agentes de viagens “é fundamental para transmitir aquilo que somos aos que diariamente vendem o Destino Açores”.

“Foi o que fizemos aqui, apresentando o destino a estes agentes e procurando captar a sua atenção para que, no momento em que estão a vender as várias soluções que têm, em termos de destinos de férias, a quem os procura, eles próprios se sintam motivados a encaminhar estes turistas para a nossa Região, em detrimento de outras regiões do mundo”, afirmou Vítor Fraga.

Texto/Foto: GaCS/HB | Rádio Faial

About The Author

Related posts