There are no ads, please add some

Comissão de ilha do Faial do BE/Açores acusa PS de voltar a enganar os faialenses

A comissão coordenadora de ilha do Faial do BE/Açores, na sequência da aprovação do Plano e Orçamento para 2017 e das Orientações a Médio Prazo, tece as seguintes considerações sobre os planos do Governo Regional para o Centro de Investigação das Ciências do Mar:

– Na ausência de qualquer passo concreto para a concretização do tão falado Centro de Investigação das Ciências do Mar, quer nas orientações a médio prazo 2017-2020 quer no orçamento, quer no plano, apresentados pelo Governo Regional, propôs o Bloco de Esquerda que no prazo de seis meses o Governo Regional submetesse à Assembleia Regional um plano detalhado com as valências, meios humanos, técnicos e financeiros necessários, bem como o caráter jurídico deste centro.

– Para o Bloco de Esquerda, têm de ser os Açores a dizer o que precisam e o que é necessário para o seu desenvolvimento futuro e não estar à espera de qualquer esmola.

– Em resposta a esta proposta o Secretário Regional Guy Menezes respondeu que o Governo estava a refletir sobre o assunto e, em conformidade, o PS votou contra a proposta do Bloco.

– Todos nos lembramos que em Maio, antes das eleições, o Governo da República fez deslocar à cidade da Horta o 1º Ministro, sete Ministros e uma Secretária de Estado para, de forma pomposa, anunciar aos faialenses a concretização deste centro científico, fazendo deste projeto assunto central da sua campanha eleitoral.

– Sabemos agora que, mais uma vez, o Partido Socialista mentiu aos faialenses. Prometeu para ganhar votos e, agora, depois das eleições, está a refletir sobre um assunto sobre o qual o Secretário da tutela já tinha ideias formadas. O resultado desta reflexão, de acordo com as orientações a 4 anos, não verá a luz do dia.

– O Bloco de Esquerda não pactuará com mais esta falsidade do Partido Socialista, certo que está da importância deste projeto para o futuro da economia da nossa ilha e dos Açores.

– Basta recordar as palavras do Chefe do Estado Maior da Armada Portuguesa: “… entre outras missões da Marinha, uma tem sido dar proteção e acompanhamento a navios científicos estrangeiros que tem andado a estudar os mares dos Açores”.

– As riquezas dos nossos mares, nomeadamente as chaminés vulcânicas, o solo e subsolo são já estudadas por outros países. Só o Partido Socialista e seu governo não querem ver, mas por este caminho vão entregar as nossas riquezas por tostão e meio.

Contra este estado de coisas os açorianos, e particularmente os faialenses, podem contar com o Bloco de Esquerda para esta luta.

Texto/Foto: GI-BE/Açores

About The Author

Related posts