There are no ads, please add some

Centenário do nascimento de Joaquim Teixeira “Semilhas”

No próximo dia 18 de março comemora-se o primeiro centenário do nascimento de Joaquim Teixeira “Semilhas”. Nascido na ilha do Faial, freguesia das Angústias, na Areinha Velha, “Semilhas” começou cedo a destacar-se no Angústias Atlético Clube na prática do Futebol de 11. Com 21 anos e pela mão do Dr. Vicente Melo, um dos fundadores do jornal “A Bola”, foi levado para o Sport Lisboa e Benfica, logo nos primeiros treinos ficou evidenciada toda a qualidade que já demonstrava no Atlético, o Benfica pagou a quantia de dois mil e quinhentos escudos pela sua transferência. No Benfica, passou a ser conhecido por “Gasogênio” e “Marreca”. “Semilhas”, foi um dos mais emblemáticos e categorizados futebolistas portugueses da década de 40, ajudou a conquistar a primeira Taça de Portugal do Benfica e primeira dobradinha, Taça e Campeonato. Do seu palmarés constam 3 Taças de Portugal, 3 Campeonatos, e um Campeonato de Lisboa.

A 21 de maio de 1945 e com inquestionável mérito, integrou a Seleção Nacional de Portugal num desafio contra a Suiça em Basileia, era então selecionador Tavares da Silva, “Semilhas” integrou o ataque com o colega de equipa Espírito Santo, Artur Quaresma, Rafael Correia do C.F. Os Belenenses e o Sportinguista Peyroteo, tornando-o assim o primeiro internacional dos Açores. Representou ainda o Vitória de Guimarães, Elvas CAD, Almada A.C., Ginásio de Alcobaça e termina a carreira na época de 57 no Mangualde, voltando depois ao Benfica onde envergou a camisola do Sport Lisboa e Saudade, equipa de veteranos. Aquando da celebração do primeiro Centenário do Sport Lisboa e Benfica, foi considerado em  muitas publicações como um dos 100 melhores jogadores de sempre do clube encarnado e ainda hoje encontra-se entre os 20 melhores marcadores com mais de 100 golos apontados.

Além desta homenagem está ser construído um Busto em sua memória, que será colocado oportunamente na freguesia das angústias.
Após este encontro será realizado um jantar de angariação de fundos para os Bombeiros do Faial na sua sede social a partir das 19h30 aberto a toda a população.

About The Author

Related posts