There are no ads, please add some

Câmara inaugura investimento estruturante para a qualidade e eficiência da rede de águas

“Um investimento estruturante para a melhoria da qualidade da água e para a eficiência da rede de abastecimento pública do concelho”. Foi assim que José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, classificou os investimentos municipais inaugurados esta terça-feira, na freguesia da Feteira.

A autarquia colocou em funcionamento dois novos reservatórios de água – na Fonte do Rego e no Cimo da Granja – com capacidade para 700 mil litros de água no total e que representam um investimento no valor de 250 mil euros.

Os dois novos reservatórios vão melhorar substancialmente a salubridade da água nas freguesias de Castelo Branco e da Feteira, assim como, em termos de funcionamento, reforçar o abastecimento à freguesia dos Flamengos, estando preparados para dar apoio à cidade, em caso de necessidade.

Os investimentos estão incluídos na Empreitada “Reforço do Abastecimento de Água ao concelho da Horta”, no valor de 755 mil euros, e que inclui mais de 60 intervenções na rede de água do concelho, ao favorecer a introdução de melhorias em 43 reservatórios, 19 caixas e 9 furos em toda a ilha do Faial.

Acoplado a estes investimentos encontra-se a montagem de um moderno sistema de ajustamento da desinfeção e tratamento da água no interior do reservatório, em função do caudal calculado em tempo real, o que, para José Leonardo Silva, representa uma melhoria considerável na qualidade da água do concelho.

Para além dos dois novos reservatórios, e em parceria com o Governo Regional dos Açores, foi também inaugurado um novo ponto de abastecimento de água à lavoura do concelho, na Fonte do Rego, que permite uma redução de custos e uma maior eficiência da rede, uma vez que passa a estar ligado à bacia leiteira e não á rede pública como se verificava anteriormente, num apoio ao setor primário que é fundamental.

Para além destes investimentos, referiu José Leonardo Silva, a Câmara Municipal da Hortapossui em fase de execução, um investimento ao nível da rede de águas superior a 2 milhões de euros, localizado na freguesia dos Cedros, que articula as necessidades da população, com um investimento no setor primário, pois prevê um reforço do atual abastecimento de água “à maior indústria da ilha do Faial, que é a CALF”, acrescentou o autarca.

“Como se pode perceber, esta é uma intervenção de largo espectro, que revela uma gestão eficiente e atenta destes investimentos, realizados com a plena consciência que esta é uma área onde é importante ter uma atenção e um investimento contínuos”, salientou o Presidente da Câmara Municipal da Horta.

reservatorio01

reservatorio03

Texto/Foto: GI-CMH | Rádio Faial

About The Author

Related posts