There are no ads, please add some

Câmara da Madalena Inaugura Biblioteca Municipal

A Madalena vive um tempo de (r)evolução cultural, nunca antes visto. Dezenas de novas infraestruturas, estrategicamente planeadas e em plena articulação, fazem do mais jovem Concelho da Ilha, uma verdadeira meca artística e cultural, que ontem viveu o seu momento mais apoteótico com a inauguração da Biblioteca Municipal.

O Concelho vê, orgulhosamente, nascer mais uma estrutura inovadora, que se junta às dezenas inauguradas em po

uco mais de ano, como o pólo local da Universidade Aberta e os Centros de Leitura de Freguesia, que têm valorizado a cultura e melhorado inquestionavelmente a qualidade de vida da população.

A Câmara Municipal da Madalena inaugurou ontem, Dia do Município, as novas instalações da Biblioteca Municipal.

Na vanguarda do conhecimento, a Madalena dá mais um passo na revolução cultural que o concelho tem vindo a conhecer nos últimos anos.

“Hoje, simbolicamente no Dia do Município e Dia da Mulher, abrimos a todos os nossos concidadãos, as portas de uma infraestrutura, que promete revolucionar a cultura madalenense, assumindo-se como um marco na história do nosso concelho”, referiu José António Soares, Presidente da Câmara da Madalena, acrescentando que esta “é, sem dúvida, uma grande conquista para o Concelho, para o Pico, para as suas gentes, mas também para os Açores, que ganham um equipamento cultural (…), que irá inquestionavelmente estimular hábitos de leitura e o gosto pela investigação, melhorar os níveis de literacia e despertar o pensamento crítico, crucial para o efetivo progresso social.”

Assumindo-se como um dos principais equipamentos culturais do concelho, a nova biblioteca está dividida em dois pisos, destinando-se cada um deles a um público específico, infanto-juvenil ou adulto, reunindo um vasto património documental para ambas as faixas etárias.

Com uma área superior a 1.200 m2, o espaço contempla salas diferenciadas, incluindo uma zona de leitura de periódicos, uma videoteca, duas zonas multimédia, uma área dedicada a exposições e palestras e ainda um piso subterrâneo para depósito de livros.

Edifício do Conhecimento Com Espólio Superior a 60 Mil Livros

Com mais de 60 mil livros, a Biblioteca reúne um vasto e diversificado espólio literário, como poucas outras bibliotecas nos Açores, estando ainda dotada da mais avançada tecnologia de ponta.

Visando estimular as práticas culturais e valorizar o património edificado, o empreendimento da responsabilidade da empresa municipal Madalena Progresso representa um investimento de sensivelmente 1. 500.000€, acrescido de IVA, co-financiado em 85 por cento pelo programa Proconvergência.

O fomento cultural, literário e social do mais jovem concelho da ilha é crucial para a Câmara Municipal da Madalena que com este novo equipamento cultural coloca ao dispor da população um espaço de excelência, reforçando a centralidade cultural do Município na Ilha e na Região, conferindo-lhe particular relevo no domínio da promoção do livro, da leitura e da memória cultural, essenciais na sociedade do conhecimento, poderosas ferramentas na construção do indivíduo e do mundo.

Texto/Foto: GI-CMM | Rádio Faial

About The Author

Related posts